Voltar para listagem
Autor(a):

Fundação Laço Rosa

Fundação Laço Rosa

Data do Post
01/08/2019
/

Como ajudar uma pessoa com câncer?

Como ajudar uma pessoa com câncer

Você recebe a notícia de que um familiar ou amigo querido está com câncer e, no início, não sabe muito bem como agir. Contudo, não dá para ficar parado e deixar a pessoa desamparada justamente nesse momento tão delicado.

Mas como ajudar uma pessoa com câncer? Essa é a dúvida de muita gente, que tem dificuldades de lidar com a situação, com medo de falar alguma besteira ou ser invasivo demais.

Saiba que há maneiras efetivas de ajudar que vão fazer muito bem para essas pessoas. Quer aprender quais? Confira nosso post e veja 4 formas de dar o seu apoio!

1. Mostre-se disponível para ouvir

A pessoa com câncer convive com mudanças em sua rotina e seu corpo, o que afeta também seu psicológico e gera questionamentos, como: “por que comigo”, “como será a minha vida daqui para frente”, “como vou reagir ao tratamento”, entre outras angústias.

Assim, para ajudá-la, a primeira dica é se mostrar disponível para ouvir. Deixe-a desabafar, contar sobre seus medos e chorar. É importante que ela coloque tudo para fora, principalmente após receber o diagnóstico. Escute-a sem julgar ou dar conselhos, respeitando o momento de fragilidade.

2. Mantenha a autoestima da pessoa elevada

O tratamento quimioterápico pode ser agressivo e acarretar alterações de peso, ressecamento da pele e queda de cabelo. Dessa forma, uma maneira de ajudar uma pessoa com câncer é levantando sua autoestima.

No caso das mulheres, em que o cabelo faz parte da identidade, você pode ajudá-la a escolher o lenço ou a peruca que mais combina com ela. Pode também pesquisar dicas de maquiagem para que a pessoa se sinta bem e animada para lutar contra a doença.

Incentive-a a se cuidar, escolher uma roupa bonita e, se ela estiver bem disposta, convide-a para um passeio e aproveite para desviar a mente dela de aspectos sobre a doença. Muitas vezes, o que ela mais precisa é conversar sobre amenidades e descontrair.

3. Busque informações

O câncer pega qualquer um despreparado, por isso você pode ajudar a pessoa buscando informações sobre médicos, locais de atendimento, tratamentos, medicamentos ou ainda sobre os direitos desses pacientes, como:

– acesso facilitado a medicamentos de alto custo;

– primeiro tratamento após 60 dias do diagnóstico pelo SUS;

– saque do FGTS e PIS;

– auxílio-doença;

– reconstrução mamária para os casos de câncer de mama.

Mostre-se disponível para levar documentos, marcar consultas e exames ou para outros compromissos e agilize os procedimentos.

4. Apoie entidades que ajudam pacientes

Por fim, você pode ajudar uma pessoa com câncer apoiando entidades que lutam por essa causa. Você pode fazer doações, ajudar em eventos para arrecadar fundos ou ser um voluntário. Pesquise sobre as instituições de sua cidade e veja a melhor forma de participar.

Gostou das nossas dicas de como ajudar uma pessoa com câncer? É importante se mostrar presente e disponível para auxiliar no que for necessário e, assim, dar força para que ela consiga superar todas as etapas e sair vitoriosa na luta contra a doença.

Quer saber como ajudar ONGs que apoiam pacientes com câncer? Então descubra como funciona o trabalho voluntário!