Voltar para listagem
Autor(a):

Fundação Laço Rosa

Fundação Laço Rosa

Data do Post
13/08/2019
/

Dicas de como cuidar da sua peruca

Peruca de cabelo

A peruca de cabelo pode transformar a vida da mulher que enfrenta o câncer de mama. Sentir-se bonita e ter ânimo para se arrumar vai elevar a autoestima da paciente, o que certamente vai impactar positivamente todo o tratamento.

Todavia, quando se trata desse acessório, tudo é novidade — afinal, os cuidados são diferentes daqueles realizados com os cabelos naturais. A boa notícia é que não há muito segredo. Confira nosso post e veja como escolher a peruca ideal, como lavar o acessório e a melhor maneira de guardá-la para que os fios estejam sempre bonitos!

Como escolher a peruca de cabelo?

A primeira dúvida das mulheres é como escolher a peruca. Bom, não existe muita regra, já que vai do gosto de cada uma. Para as mais ousadas, vale arriscar com um acessório que seja diferente da cor ou do corte de cabelo que elas costumavam usar.

No entanto, para quem não gosta de muitas mudanças e busca madeixas parecidas com as suas naturais, a dica é pesquisar as perucas que tenham a mesma coloração e tipo de fio e comprimento similar a seu cabelo habitual.

Independentemente do modelo, o objetivo é a mulher estar bem e se sentir bonita.

Como lavar o acessório?

Uma questão importante é saber como lavar a peruca de cabelo. Veja as dicas abaixo:

– Em uma bacia, despeje água fria e um pouco de xampu neutro. Coloque a peruca na solução e depois enxágue. Em seguida, ponha o acessório na água novamente, agora com um pouco de condicionador, e realize o enxágue mais uma vez.

– Não utilize secador — retire o excesso da água com uma toalha e espere os fios secarem naturalmente.

– Depois que estiver seca, você pode penteá-la com um pente de dentes largos para as lisas e com as pontas dos dedos para as cacheadas.

– Quando os cabelos ficarem embaraçados, você pode aplicar creme de pentear, sem precisar fazer a lavagem.

– Pomada de cabelo e óleo reparador também podem ser úteis para manter os fios hidratados.

– Se o uso da peruca for diário, o recomendado é fazer a lavagem a cada 15 dias.

Qual o melhor jeito de guardá-la?

Para guardar a peruca, você pode colocá-la em um suporte, feito com bola de isopor (um pouco menor que sua cabeça) e palitos de churrasco, que ficam fixos em outro pedaço de isopor mais grosso. Assim, você garante que os fios não vão amassar e nem o elástico será estragado .

Se não for possível utilizar um suporte, enrole o acessório de modo delicado e guarde-o em uma embalagem de plástico ou de TNT em um local em que não haja umidade nem calor. Quando guardar a peruca dessa maneira, ao utilizá-la, deixe-a aberta algumas horas antes para que os fios possam desamassar melhor.

Com o tempo, você começa a se acostumar a cuidar da sua peruca de cabelo. O importante é ter disciplina para manter a integridade dos fios e, assim, garantir que eles sempre estarão em bom estado.

Gostou das informações que trouxemos neste post? Então compartilhe essas dicas com suas amigas nas redes sociais para que elas também aprendam a cuidar direitinho da peruca!