Exames

Biópsia

É a retirada de uma pequena parte de tecido para a identificação da existência do câncer. Existem vários tipos, cada um com seus prós e contras. A escolha de qual tipo será feita dependendo da situação específica do paciente. 

Principais tipos de biópsia para o câncer de mama:

●    Punção aspirativa por agulha fina

Remove uma amostra de células do tecido mamário para serem examinadas. É um procedimento que pode ser feito com anestesia local e tem rápida duração. É utilizada uma agulha calibre 20/21G acoplada a uma seringa, sendo guiado por uma ultrassom.

●    Biópsia por agulha grossa (Core Biopsy)

Retira fragmentos do tecido com uma agulha de calibre mais grosso que o anterior, sendo acoplada a uma pistola e acompanhada por uma mamografia digital estereotáxica ou ultrassom. É aplicada anestesia local, uma abertura é feita com bisturi para a entrada da agulha e vários fragmentos milimétricos são retirados. Esse procedimento é acompanhado pela tela do equipamento em tempo real para ver a área a ser biopsiada. No fim, é feita uma compressão local para não ocorrer sangramento. Nesse procedimento não é necessária a internação e o paciente deve voltar no dia seguinte para trocar o curativo.

●    Biópsia Assistida a Vácuo (Mamotomia)

O procedimento é muito parecido com a core biopsy, porém neste a agulha é mais grossa e tem uma maior capacidade de estudar as microcalcificações, distorções e densidades assimétricas, que somente são caracterizadas pela mamografia e com grande índice de erro no caso da core biopsy. Embora o diagnóstico seja o objetivo da mamotomia, consegue-se, em parte dos casos, a retirada da lesão, mas isso não é necessário para que se obtenha o diagnóstico.

●    Mamografia

É um exame de imagem das mamas para detectar o câncer de mama. É um exame rápido em que o paciente fica em pé e as mamas são comprimidas, horizontal e verticalmente. No método tradicional, a imagem é revelada em um filme. No método digital, a imagem vai para um computador e a qualidade é de altíssima definição.