Pesquisas clínicas

Pesquisas clínicas são estudos investigativos com a participação de pacientes voluntários. Essas pesquisas possuem diversos objetivos, dependendo da área de estudo. Alguns dele tem como foco melhorar tratamentos existentes, desenvolver novos tratamentos mais eficazes, testar novos fármacos e experimentar a combinação de medicamentos para tratamento.

Vale lembrar que não são todas as pacientes que podem fazer parte das pesquisas clínicas. A participação depende de vários fatores, como estágio da doença, capacidade do organismo da paciente e faixa etária.

Importância das Pesquisa Clínicas

Essas pesquisas são de extrema importância para o desenvolvimento da cura do câncer de mama e de muitas outras doenças. A partir das pesquisas é possível elaborar novos tratamentos, medicamentos que amenizem os sintomas das pacientes e tornar os tratamentos já existentes mais eficazes, aumentando a possibilidade de cura e a qualidade de vida da paciente.

Apesar de ser muito importante, no Brasil, são realizadas poucas pesquisas em comparação com outros países. Geralmente, são financiados por laboratórios farmacêuticos.