Voltar para listagem
Autor(a):

Fundação Laço Rosa

Fundação Laço Rosa

Data do Post
26/08/2019
/

Como o suporte emocional pode impactar a vida das pacientes

Suporte emocional

Quando uma mulher recebe o diagnóstico do câncer de mama, muitas coisas passam pela sua cabeça: é uma mistura de emoções — medo, tristeza, preocupação etc. Tudo isso faz com que ela se sinta fraca e sem perspectiva de vida. É nesse momento que o suporte emocional faz toda a diferença, porque ele é capaz até mesmo de diminuir as chances de a paciente desenvolver problemas como depressão e ansiedade durante o seu tratamento.

Poder ajudar essas pessoas é algo gratificante, não é mesmo? Infelizmente, não podemos entregar a cura que essas mulheres tanto merecem, mas saber que podemos aliviar a sua dor é algo que não tem preço.

Neste artigo, vamos mostrar a você como o suporte emocional pode impactar positivamente a vida das pacientes vítimas de câncer de mama. Quer saber mais sobre assunto? Continue a leitura!

Faça doações

As doações são sempre muito bem-vindas para ajudar as pessoas que sofrem com o câncer. Nesse caso, é interessante você dividir algo muito importante no processo de tratamento: o cabelo. Existem muitas instituições, como a Fundação Laço Rosa, que distribuem perucas para que as pacientes possam ter a oportunidade de recuperar a sua autoestima.

Dessa forma, você pode cortar o seu cabelo e enviar para essa instituição, a qual é responsável por confeccionar as perucas. Lembrando que o cumprimento mínimo para doação é de 20 cm, ok? Além disso, ele precisa estar seco e amarrado com um elástico. Todos os tipos de cabelos são aceitos, inclusive os que contêm química.

Visite os espaços de apoio

Existem muitos espaços destinados para oferecer apoio às pacientes. Visite-os e ofereça o seu apoio a quem tanto precisa. Nesse momento, tente não falar apenas da doença, pois esse assunto costuma deixá-las tristes. Ele pode até vir à tona, mas é importante desviar um pouco o foco e tratar de outros temas que as deixam mais felizes.

Ouça o que as pacientes têm a dizer

Nesse momento, você precisa ouvir mais e falar menos. Geralmente, as pacientes preferem não se abrir muito com seus familiares para não deixá-los ainda mais preocupados. Assim, ao encontrar alguém como você, que se dispôs a ouvi-la e dar o suporte emocional necessário, ela vai querer desabafar bastante.

Lembre-se de que a paciente está passando por muita coisa e que precisa ter alguém com quem contar nesse momento tão difícil.

Ofereça a sua amizade

O momento exige sentimentos sinceros e ajuda efetiva. Nesse sentido, é muito importante que você ofereça a sua amizade como suporte emocional. Mostrar à paciente que você está ao lado dela nessa fase é fundamental para ajudá-la a se manter motivada para superar os desafios que ainda estão por vir.

Compreenda os seus medos e anseios e tente animá-la, mostrando que as chances de cura existem e que ela não pode desistir.

O seu suporte emocional para as pacientes vítimas do câncer de mama fará toda a diferença nesse momento. Ter com quem contar durante essa etapa é essencial para ter forças para superar os desafios que a situação exige.