Voltar para listagem
Autor(a):

Data do Post
27/02/2018
/Notícias

Audiência Pública na ALERJ

A Frente Estadual de Combate ao Câncer de Mama RJ, coalizão que representa mais de 50.000 vozes de pacientes em todo Estado do Rio de Janeiro, composta por 11 organizações e 3 movimentos organizados, vem pressionando os poderes públicos para implantação da radioterapia SUS na região dos Lagos. O pedido que estava engavetado, saiu do papel após  a pressão coletiva e ajuda doos parlamentares, Deputado Federal Hugo Leal e Deputado Estadual Janio Mendes. 

O tratamento de radioterapia é diário e a falta de credenciamento SUS na Região dos Lagos significa que os pacientes precisam viajar horas e horas sem fim para realizar sessões de 10 minutos. Um desconforto imenso para quem se trata de câncer. 

 

Já foi publicada no Diário Oficial a portaria 3941 de 28 de Dezembro de 2017 que libera o teto financeiro de R$ 1.692.765,60 para oncologia na Região dos Lagos, mas é questionável se o recurso será suficiente para atender toda população que necessita de tratamento. 

 

A audiência pública, convocada pela Comissão de Saúde da Alerj e pela Deputada Estadual Enfermeira Rejane, tem o objetivo de fiscalizar o andamento do processo de liberação do orçamento, quando entrará em vigor, o valor mensal que será disponibilizado, como será o repasse e outros questionamentos referentes ao diagnóstico, acesso e tratamento do câncer de mama no Estado inlcuindo o cumprimento da Lei dos 60 dias e a inclusão de Trastuzumabe para pacientes metastáticos  her2 no Sus. 

 

Já formos informados (via redes sociais) que o Sr. Secretário não comparecerá a audiência e enviará respresentantes, que sabemos não serem os tomadores de decisões dos assuntos a serem tratados, por isso iniciamos uma mobilização digital para reforçar a importância de termos a presença do Sr. Secretário Estadual de Saude Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr.

 

A audiência acontecerá no dia 01º de março de 2018, às 10h, na ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e é aberta ao público.

Alerj: Rua 1 de Março s/n - Centro - Rj