Voltar para listagem
Autor(a):

Data do Post
10/04/2019
/Voluntariado

4 formas de fazer o bem no dia a dia

Três mulheres conversando e rindo

Fazer o bem é algo que deveria estar enraizado na cultura de todas as pessoas, mas infelizmente são poucos que se preocupam com o próximo. Sendo assim, fazer a diferença aonde quer que você esteja pode mudar a vida de uma pessoa. Acredite, isso é real!

Mas não pense que é preciso ser rico para ajudar as pessoas. Se você conseguir doar um pouco do seu tempo já é o suficiente para fazer alguém muito feliz. Um estudo realizado na Suíça constatou que os níveis de felicidade e bem-estar aumentam nas pessoas que praticam a generosidade.

Levando isso em consideração, listamos neste artigo 4 formas de fazer o bem para você colocar em prática. Vamos lá?

 

1. Dizer obrigado e ser grato

Ser grato é uma atitude simples, mas que muitas pessoas deixam de lado na correria do dia a dia. A palavra “obrigado” passa um sentimento muito especial para quem a recebe, por mais comum que o ato seja. Por esse motivo, ser grato às pessoas que o cercam e o ajudam de alguma forma é uma maneira eficiente de fazer o bem.

Embora as pessoas lhe ajudem sem querer nada em troca, o simples fato de agradecer a elas já torna o dia mais agradável e especial, motivando-as a fazer o bem a outras pessoas e, até mesmo, a você novamente.

 

2. Saber praticar o desapego

Sabe aquela calça que não serve mais? Lembra-se daquela blusa que você enjoou de usar? Ou daquele sapato que você deixou de lado? Pois é, eles podem não ser mais úteis para você, mas servem para outras pessoas que não têm condições de renovar o guarda-roupa.

Ao faxinar o roupeiro, pense com carinho em quem poderia ser beneficiado com as peças que você não usa mais. Caso não tenha ninguém em mente, procure a assistência social de sua cidade, pois essa equipe auxilia os mais necessitados e saberá direcionar as roupas para quem mais precisa.

Desapegar do cabelo também é uma maneira de praticar o bem e melhorar a autoestima de pessoas que lutam contra o câncer. Que tal praticar essa ação?

 

3. Resgatar um animal

Os animais que vivem na rua e sem a proteção devida merecem uma atenção especial. Quando falamos em praticar o bem, não estamos nos referindo somente às pessoas, mas aos animais também.

Sendo assim, ofereça um lar agradável para um animalzinho. Mas lembre-se de que a adoção precisa ser responsável, ou seja, de nada adianta tirá-lo da rua e fazê-lo viver em um ambiente inadequado, ok?

 

4. Integrar algum programa de voluntariado

Existem vários tipos de programas de voluntariados, seja em orfanatos, casas de repouso, hospitais etc. Basta você identificar com qual mais se familiariza e ajudar essas pessoas que tanto precisam de carinho e atenção.

Essa é uma ação muito bonita porque, como o nome já diz, a pessoa é apenas um voluntário, isto é, alguém que disponibilizou ajuda sem querer nada em troca. 

É disso que esse mundo precisa! Pessoas como você, que gostam de fazer o bem e que se preocupam com o próximo. São essas pequenas atitudes que nos enchem de esperança para fazer desse mundo um lugar melhor para se viver.

Quer ter acesso a mais dicas? Siga-nos nas redes sociais para acompanhar os conteúdos que compartilhamos diariamente. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.