Voltar para listagem
Autor(a):

Data do Post
08/02/2019
/Inspirações

Como a Sororidade pode gerar transformações

Três mulheres de negócios batendo as mãos

A mulher vem conquistando pouco a pouco seu espaço, mas ainda há muito o que fazer. A sociedade paternalista ainda a vê como alguém mais frágil e menos capaz, mas saiba que é possível virar esse jogo com a sororidade.

Isso mesmo! Apesar de ser uma palavra estranha e ainda pouco conhecida para muita gente, ela reflete a empatia e união entre as mulheres. É uma relação de apoio mútuo que pode gerar transformações na sociedade.

Quer entender melhor o que é sororidade, por que ela pode ajudar as mulheres em diferentes aspectos e como colocar esse conceito em prática? Acompanhe nosso post!

 

O que é sororidade?

Se você procurar nos dicionários mais tradicionais, talvez ainda não encontre a palavra sororidade. Mas vamos explicar seu significado: é um conceito semelhante à fraternidade, porém direcionado às mulheres. É só substituir os termos em latim "frater" (irmão) por "soror" (irmã).

Assim, significa o companheirismo, empatia e auxílio mútuo entre mulheres e vem para mudar a cultura de que elas são sempre rivais, que amizade verdadeira só é possível entre homens ou ainda que em um ambiente só com mulheres certamente terá intrigas. Elas podem sim formar uma corrente forte e do bem e, assim, ajudar umas às outras.

 

Como ela pode transformar a vida de mulheres?

Com a sororidade, ou seja, quando há a formação de aliança entre mulheres, elas podem ganhar força, voz e se tornam mais respeitadas na sociedade.

Assim, até as próprias mulheres passam a ter um novo olhar em relação às outras e vão, por exemplo, pensar duas vezes antes de julgar alguém simplesmente por ter uma opinião diferente. Outra situação é ter uma postura firme e evitar que as mulheres sejam ridicularizadas ou menosprezadas, seja em uma conversa ou comentário de rede social.

Você pode também valorizar o trabalho feminino ao optar por produtos e serviços de uma empreendedora ou escolher contratar uma mulher na sua empresa. Ainda, pode ajudar ONGs com doações ou serviço voluntário que são voltados para ajudar o público feminino.

Essa irmandade pode ser crucial principalmente em situações bastante complexas — quando uma mulher identifica que outra está sofrendo abuso e se oferece para ajudar.

 

Quais tipos de ações se apoiam nesse conceito?

A sororidade pode ser praticada de diversas maneiras. Um bom exemplo vem da Fundação Laço Rosa, entidade que ajuda mulheres com câncer de mama e que lançou o Sororidade Rosa, uma campanha de apoio a essas pacientes e suas famílias.

Para participar é muito fácil, basta acessar o site do movimento, doar um dos valores disponíveis e tirar o seu RG que terá o sobrenome Rosa. Depois é só compartilhar essa atitude nas redes sociais com #Sororidade Rosa.

A campanha é um sucesso e já tem o apoio de diversas personalidades — como Juliana Paes, Fernanda Gentil, Isabelle Drummond, entre outros.

E você? Está pronta para fortalecer essa aliança entre mulheres e praticar a sororidade? É preciso modificar a cultura e isso só será possível com essa união!

Quer entender mais sobre o trabalho da Fundação Laço Rosa? Entre em contato com a ONG e tire todas as suas dúvidas!

Arte da campanha Sororidade Rosa