Voltar para listagem
Autor(a):

Data do Post
27/11/2018
/Voluntariado

Trabalhar em uma ONG?

Pessoas de costas abraçadas

 

Para 2018 e 2019, são esperados cerca de 600 mil novos casos de câncer por ano, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). A situação é preocupante, pois muitos pacientes ficam desamparados já que as políticas públicas são falhas.

Nesse contexto, o trabalho das organizações não governamentais (ONGs) que atendem pacientes com câncer é muito importante. Essas entidades atuam em diferentes frentes: levam saúde, dignidade, conforto e carinho às pessoas fragilizadas pela doença.

No entanto, muitos que têm interesse em fazer parte de uma ONG de câncer não sabem como ajudar. Neste post, mostramos como participar de uma entidade como essa e os benefícios que essa atitude pode trazer a todos os envolvidos. Acompanhe e seja solidário!

 

O que faz uma ONG de câncer?

São entidades criadas com o objetivo de amparar os pacientes com câncer e suas famílias. O trabalho pode ser feito de diferentes formas. Veja algumas delas a seguir:

doação de dinheiro, medicamentos, roupas e alimentos;

orientação sobre a doença e os direitos dos pacientes;

oferta de local para a família que vem de longe acompanhar o tratamento da vítima do câncer;

defesa dos direitos do doente;

mobilização em relação a políticas públicas;

confecção e doação de perucas para vítimas da doença.

 

Por que é importante fazer parte desses grupos?

Fazer o bem transforma não só a vida do doente, mas também a de quem pratica a ação solidária. Confira os benefícios de fazer parte de uma ONG de câncer a seguir!

Aprendizado de vida

Sair da rotina e conhecer uma nova realidade, com pessoas com necessidades diferentes daquelas do seu círculo social, amplia os horizontes. Com isso, é possível enxergar além e ter um aprendizado de vida.

Isso porque ser voluntário em uma organização social amplia a rede de amigos e coloca o indivíduo em contato com novos desafios. É, portanto, uma experiência que enriquece a vida pessoal e a profissional!

Ajuda ao próximo

O Brasil é um país muito desigual e os programas públicos sociais e de saúde não são capazes de atender a todos. Os pacientes com câncer precisam de ajuda para enfrentar a doença e buscar seus direitos, bem como de um ombro amigo que possa oferecer carinho.

Quando se participa de uma ONG de câncer, passa-se a fazer parte de uma corrente do bem. Assim, é possível exercer da melhor forma possível o papel de cidadão.

Missão gratificante

Não é raro encontrar quem sinta um vazio e não enxergue um significado maior na vida. Ao fazer parte desse tipo de entidade, pode-se exercer uma missão gratificante e perceber como seu trabalho é importante e transformador na sociedade e na vida dos doentes.

 

Quais ONGs precisam de ajuda?

Para fazer a diferença na comunidade e ajudar a mudar a realidade de pacientes que receberam o diagnóstico de câncer, é possível atuar em entidades com objetivos variados em todo o país. Veja algumas iniciativas em que você pode fazer doações ou ajudar como voluntário a seguir.

Fundação Laço Rosa

Esse grupo luta para ajudar mulheres que sofrem com o câncer de mama. Oferece informações, carinho e recebe doações de cabelo para a confecção de perucas (pelo projeto Força na Peruca).

 Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC)

A entidade trabalha no combate ao câncer infantil. Tem hospital referência para o tratamento da doença, principalmente de casos de alta complexidade.

Abrace

Trata-se de uma organização que oferece assistência social para crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas.

Se você quer ser solidário, conheça mais de perto o trabalho de uma ONG de câncer. Sua participação nesses grupos pode auxiliar os pacientes a enfrentarem a doença com mais dignidade e ainda mudar sua vida. Pense nisso!

Quer entender melhor como é o trabalho da Fundação Laço Rosa? Entre em contato com o grupo e veja como ajudar!