Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
15/05/2019
/

Quais são os tipos de câncer de mama?

Dna e células em fundo azul

 

O câncer de mama é caracterizado pela multiplicação desordenada das células da mama. Com isso, há formação de células anormais, que originam o tumor. Esse é o conceito geral, contudo a doença pode se manifestar de diferentes formas.

Há vários tipos de câncer de mama, que podem variar, por exemplo, de acordo com a velocidade de sua evolução, de onde se originou, qual a sua extensão ou até mesmo se há presença de receptores hormonais. Essas variações da doença justificam as estratégias de tratamento diferenciadas para cada caso.

Quer entender melhor quais são os tipos de câncer de mama? Então acompanhe nosso post!

 

Classificação do local de surgimento e modo de desenvolvimento

Essa é a classificação que estabelece o tipo de câncer de mama segundo a região onde se originou e a forma como se desenvolveu. Confira abaixo as possibilidades.

Carcinoma Ductal In Situ

A doença atinge os ductos mamários, sem afetar outros tecidos. No entanto, pode ocorrer mais de um foco desse tumor em uma mesma mama. Pode ter a presença de receptores hormonais, ou seja, quando um hormônio, como estrogênio ou progesterona, estimula o crescimento do câncer. É o tipo não invasivo mais comum.

Carcinoma Ductal Invasivo

Tem início nos ductos mamários, mas consegue romper essas estruturas e atingir os tecidos próximos. É um dos tipos de câncer de mama que pode se desenvolver localmente ou afetar outros órgãos, sendo levado pelas veias ou pelos vasos linfáticos. É um tumor com pelo menos um receptor hormonal. Representa grande parte dos casos invasivos.

Carcinoma Lobular In Situ

Tem origem nas glândulas produtoras de leite e não se desenvolve para outros tecidos. Pode haver outros focos na mesma mama. Representa poucos casos da doença.

Carcinoma Lobular Invasivo

Tem início também nas glândulas produtoras de leite, mas pode afetar outros tecidos. É um câncer que pode se desenvolver somente no local ou atingir outros órgãos do corpo. É um tipo de tumor com receptores de estrogênio e progesterona e o segundo tipo de câncer de mama mais comum.

Carcinoma inflamatório

É um tipo menos comum e ocorre quando os ductos linfáticos do tecido mamário ficam bloqueados pelas células tumorais. Como o sistema linfático trabalha na defesa do corpo, essa situação desencadeia infecções e inflamações na mama.

Doença de Paget

Tipo de tumor de mama bastante raro: começa no ducto mamário e atinge a pele e aréola. Pode ser caracterizado por crostas e inflamações na região do mamilo ou não apresentar sintomas.

Tumor Filoide

Extremamente raro, ocorre no tecido conjuntivo da mama — diferentemente dos outros tipos, que se desenvolvem nos ductos ou nas glândulas mamários.

 

Classificação dos graus

Há ainda uma classificação que atribui uma nota para o tumor de mama, de G1 a G3, de acordo com comparações ao tecido mamário sadio. G1 é o mais próximo e com desenvolvimento lento e G3 é o mais diferente e desenvolvimento mais acelerado. Serve para o médico definir a evolução do câncer ao longo dos anos.

 

Classificação dos aspectos moleculares

Os tipos de câncer de mama também recebem uma classificação molecular.

Luminal A

Células tumorais com receptores de estrogênio e progesterona positivos, porém sem a expressão da proteína HER2 (HER2 negativo), que estimula o processo de divisão celular. Tem um desenvolvimento mais lento.

Luminal B

Apresenta receptores estrogênio e/ou progesterona positivos e também são HER2 negativo, porém tem um crescimento mais rápido.

HER2

Não apresenta os receptores hormonais, mas tem a proteína HER2 (HER2 positivo).

Triplo Negativo

É o tipo de tumor que não tem receptores hormonais nem a proteína HER2. É mais prevalente em mulheres jovens e negras.

A doença pode se manifestar de várias formas, pois existem diferentes tipos de câncer de mama. O importante é sempre a paciente estar informada e pedir todos os detalhes sobre o seu caso e tratamento para o médico.

Você conhecia os diferentes tipos de tumores de mama? Compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem informadas sobre as variações da doença.