Um estudo apresentado no ESMO Breast Cancer 2019, em Berlim, acompanhou 204 pacientes com câncer de mama que receberam orientações nutricionais logo após seu diagnostico inicial. Segundo a nutricionista Bruna Moraes, ele é importante, pois além de ajudar durante o tratamento, aumenta a qualidade de vida do paciente.
Mesmo que já comprovado que o ganho de peso e o excesso de peso estão relacionados ao aumento do risco de mortalidade em pacientes com câncer de mama, o acompanhamento nutricional ainda não é algo muito explorado. Por isso, o objetivo do estudo era mostrar as vantagens de seguir uma dieta saudável assim que se descobre o resultado.
Uma dessas vantagens mostradas pelo estudo, que consistia em visitas mensais ao nutricionista e uma avaliação no inicio do tratamento e seis meses depois, comprovaram que além da perda de peso, houve uma considerável diminuição na taxa de depressão.
Para Giuseppe Curigliano, professor de oncologia na Universidade de Milão, Itália, é muito importante para uma mulher que descobre o câncer de mama e está acima do peso, que ela além do acompanhamento de um cardiologista, tenha o acompanhamento de um nutricionista especializado para perder peso, melhorar seu estilo de vida e sua condição geral.
E para isso, os profissionais nutricionistas devem se aprofundar mais no assunto e entender que só eles podem educar o paciente em relação a sua alimentação, deixando claro todos os benefícios que irão ter com sua nova forma de vida, dentre eles: a quantidade de nutrientes satisfatória para seu tratamento, um microbioma intestinal favorável a microrganismos relacionados ao controle imunológico e ao humor, além de diminuição no risco de doenças como hipertensão e diabetes e uma composição corpórea mais adequada.