Voltar para listagem
Autor(a):

Fundação Laço Rosa

Fundação Laço Rosa

Data do Post
07/06/2019
/

A sororidade pode impactar a vida de mulheres com câncer de mama

Sororidade

Receber um diagnóstico de câncer de mama não é um momento fácil para as mulheres. Por esse motivo, elas precisam contar com o apoio de pessoas que se importam com o seu bem-estar. É nessa hora que a sororidade entra em cena, proporcionando o conforto e a motivação que as pacientes precisam para seguir em frente.

Uma pessoa jamais deve passar por momentos difíceis sozinha. Com o apoio de quem a quer bem, o percurso se torna mais leve e, com isso, ela cria coragem para enfrentar a doença e todos os desafios do tratamento.

Quer saber como a sororidade pode impactar a vida das mulheres com câncer de mama? Então, aproveite a oportunidade e leia o post até o final!

O que é sororidade?

A palavra sororidade tem origem do latim sóror, que traduzindo para o português, significa “irmãs”. Presente fortemente no feminismo, a sororidade diz respeito à união e à parceria entre mulheres que buscam um objetivo comum.

Esse relacionamento é baseado no companheirismo e na empatia, ajudando umas às outras a superar diversos desafios da vida. No caso do câncer de mama, essa união se faz cada vez mais presente.

Quais são os benefícios da sororidade?

Agora que você já sabe o que é sororidade, está na hora de conhecer os benefícios que essa atitude pode proporcionar às vítimas do câncer de mama. Acompanhe!

Ter com quem desabafar

Em momentos difíceis, como no diagnóstico do câncer de mama, muitas coisas passam pela cabeça das pacientes, principalmente ideias negativas e relacionadas à morte. Em um momento como esse, é inevitável pensar nessas coisas, por isso, é importante ter alguém com quem possa desabafar.

Alguns assuntos são muito delicados e as pacientes podem não se sentir à vontade para falar sobre determinadas coisas com pessoas da família. Assim, por meio da sororidade, é possível desabafar com pessoas que conhecem a causa e algumas que até já passaram por esse período difícil.

Saber que não estão sozinhas

Junto com o diagnóstico, muitas vezes, vem o sentimento de solidão. Com isso, além da luta contra o câncer, algumas mulheres precisam lidar com problemas emocionais, como ansiedade e depressão.

Com a sororidade, as pacientes encontram mulheres dispostas a mostrar que elas não estão sozinhas nessa luta e que estão ao lado dela para ajudá-la a superar o problema.

Encontrar conforto

Nesse momento, as mulheres vítimas de câncer de mama também precisam lidar com a baixa autoestima. É nesse momento que a sororidade também pode entrar em ação, mostrando a elas que é possível, sim, ter muita beleza e vida nessa fase. O objetivo principal é levar conforto e bem-estar emocional a essas mulheres.

Contar com a representatividade

A sororidade ajuda as pacientes a terem representatividade, criando projetos importantes para oferecer o tratamento adequado, como atendimentos mais humanizados e holísticos. Todas essas questões influenciam muito na eficiência do tratamento e ajudam as pacientes a terem mais conforto e, também, mais qualidade de vida.

A sororidade pode impactar positivamente as mulheres que são vítimas de câncer de mama. Por esse motivo, é importante conhecer a fundo esse projeto e procurar fazer parte dele para ajudar outras pacientes a superarem esse momento conturbado.

Gostou? Que tal incentivar suas amigas a fazerem parte dessa causa? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e mostre a elas os benefícios que a sororidade pode proporcionar a quem tanto precisa de apoio!