Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
25/08/2017
/

Alimentação: antes ou depois da quimioterapia?

Somente quem passa pela experiência do diagnóstico, conhece as reações e necessidades do organismo durante o período do tratamento. 

Enjôos, náuseas, feridas na boca ou até mesmo alteração no paladar, passam a ser rotina na vida do paciente. Mas você já parou para pensar que o horário da alimentação pode influenciar muita coisa?

Além da escolha de uma dieta leve e balanceada, responsável por fornecer a energia de que o organismo precisa, o paciente precisa atentar também para a questão dos horários da alimentação. Comer antes ou depois da quimoterapia?

Não existe uma resposta única para esse questionamento. Cada paciente deve observar em que momento geralmente os sintomas começam a surgir ou a ficar mais intensos e estabelecer um planejamento com a ajuda do médico. Há pacientes que se sentem melhor comendo alguma coisa leve antes, outros preferem comer somente depois e há os que se alimentam gradativamente durante a sessão.

As orientações médicas em geral apontam para a necessidade de uma boa alimentação no dia da aplicação, evitando o jejum. Até mesmo porque a sensação de náusea pode surgir exatamente por causa do estômago vazio. Recomenda-se uma dieta baseada em carboidratos complexos e proteína, além da ingestão de muita água antes e depois da sessão.

Por isso, cada indivíduo deve observar as necessidades do seu organismo e as reações que manisfestam, para entender qual horário mais apropriado para evitar que os sintomas sejam mais intensos. 

Fonte: http://bit.ly/2vvjOiF