Voltar para listagem
Autor(a):

Fundação Laço Rosa

Fundação Laço Rosa

Data do Post
24/07/2019
/

Dicas para a autoestima durante o câncer de mama

Autoestima câncer de mama

Autoestima e câncer de mama — dois conceitos que podem entrar em atrito durante essa fase tão difícil. A luta contra o câncer de mama traz vários desafios para a mulher, pois ela precisa lidar com altas doses de medicações fortes, dores, mal-estar e, como se não bastasse tudo isso, muitas vezes também com consequências na estética.

Nesse momento, é importante saber lidar com as situações para manter a autoestima lá em cima. Assim, você fica até mais motivada para superar o problema e, principalmente, não dá espaço para a depressão ou qualquer outra doença emocional abalar a sua força de viver.

Pensando em ajudá-la a lidar com essa questão, elaboramos este post para apresentar 5 dicas para manter a autoestima durante a luta contra o câncer de mama. Preparada? Então, vamos lá!

1. Invista em acessórios e produtos

Hoje em dia, o mercado oferece diversas alternativas para deixar a mulher ainda mais linda do que ela já é. Nesse momento, você pode fazer uso de acessórios e produtos para elevar a sua autoestima.

Existem sutiãs com prótese que ajudam as mulheres a se sentirem melhor após a retirada da mama. Como após a mastectomia o corpo precisa se recuperar, esse produto é muito recomendado para que a mulher possa usá-lo até conseguir fazer o implante.

A maquiagem também ajuda a mulher a se sentir bem consigo mesma — mas lembre-se de que é preciso conversar com o seu médico para que ele possa avaliar se você pode usar determinados produtos, ok?

2. Vista roupas e acessórios de cores alegres

Roupas com cores vivas deixam o look ainda mais estiloso e alegre. Sendo assim, aposte em peças coloridas — desde que você se olhe no espelho e sinta-se bem com elas, claro.

Outro ponto importante que interfere muito na autoestima da mulher são os cabelos, que podem cair durante o tratamento. Para tornar essa fase mais leve, invista no uso de lenços na cabeça. No YouTube, por exemplo, existem diversos tutoriais que ensinam como usar o lenço de acordo com cada look. Além de linda, você ainda ficará dentro das tendências.

3. Cerque-se de pessoas queridas

Como dito, esse não é um momento fácil. Por esse motivo, é fundamental se cercar de pessoas que realmente se importem com o seu bem-estar e se livrar de indivíduos curiosos, que não pretendem ajudar e querem apenas saber o que está acontecendo.

Nesse momento, lembre-se daqueles que sempre estiveram ao seu lado desde o diagnóstico do câncer e nunca mediram esforços para lhe dar todo o suporte necessário. Essas pessoais merecem o seu reconhecimento e carinho, e passar tempo com elas pode fazê-la se sentir melhor.

4. Faça atividades físicas

As atividades físicas ajudam não só a manter a sua autoestima, mas também contribuem para que a sua saúde se fortaleça. No entanto, é importante conversar com o seu médico para que ele possa apontar quais são os exercícios que você pode fazer.

Exercícios leves, como caminhadas e pilates, geralmente são liberados e proporcionam bem-estar físico.

5. Pense positivo

Por último, mas muito importante, precisamos destacar a importância do pensamento positivo. A nossa mente influencia muito o nosso bem-estar e qualidade de vida. Nesse sentido, é fundamental manter o pensamento positivo, acreditando que você passará por essa fase e se tornará exemplo de superação para mulheres que sofrem com o mesmo problema. Acredite que, se você já chegou até aqui, você já é uma grande vencedora!

Embora autoestima e câncer de mama muitas vezes entrem em conflito, é possível manter o amor-próprio seguindo as nossas dicas. Lembre-se do quanto você é especial e o quanto as pessoas que a amam se preocupam com você e querem o seu bem. Sendo assim, tenha ânimo para elevar a sua autoestima e, consequentemente, a sua qualidade de vida.

Precisando de inspiração? Para motivá-la a seguir firme e forte nessa luta, confira o artigo no qual contamos a história de superação de Jane e Ken!