O trabalho voluntário é uma atividade que traz um grande aprendizado pessoal e deixa frutos para indivíduos, para as organizações e para a sociedade. No entanto, por não haver remuneração, muitas pessoas ignoram essa possibilidade. Mas o que elas não sabem é que os benefícios do trabalho voluntário possibilitam experiências que o dinheiro não pode comprar, como realização pessoal, amadurecimento, saúde mental, impactos positivos para a comunidade local, bem-estar e até upgrade no currículo.

Se você ainda não está convencido, continue a leitura e entenda por que essa atividade é tão recomendada.

1. Experiência

O trabalho voluntário pode acontecer de diferentes formas: educacional (escola, creche, ensino de idiomas ou música etc.), ambiental, animal, em atividades sustentáveis, projetos comunitários, prestação de serviço na sua mesma área de atuação, colaborações artísticas e muito mais. Ou seja, você tanto pode oferecer algum talento, aprimorando o seu conhecimento quanto você pode aprender algo novo e desenvolver novas habilidades. Em ambos os casos você vai ganhar mais experiência.

Essa experiência pode acontecer na sua área de atuação ou em uma área nova. É uma oportunidade de ampliar os horizontes, convergir diferentes repertórios, propor soluções criativas e, lógico, aprender com novos desafios. Sua bagagem cultural, profissional e social será ainda maior. O currículo também vai ganhar um bônus.

2. Networking

Se você não gosta de se sentir solitário e deseja ampliar seu círculo social, o voluntariado é uma excelente ferramenta para conhecer novas pessoas. Se comprometer com uma atividade compartilhada é uma oportunidade de conhecer pessoas de diferentes lugares, profissões e propósitos. Quando o trabalho acontece em diferentes regiões e até em outros países, essas possibilidades são potencializadas.

Criar e manter uma rede de contatos com pessoas de diferentes faixas etárias, etnias ou grupos sociais permite que você conheça e até se envolva com outros estilos de vida, carreiras e visões de futuro. Ter essa variedade próxima de você é muito positivo porque você cresce com todas elas e tem acesso a diferentes personalidades que podem, facilmente, se conectarem em outros contextos, proporcionando um bom networking.

3. Transformação pessoal

O voluntariado vai proporcionar a construção de novas amizades e vai ampliar as suas relações, trazendo conexão com outras comunidades e diferentes visões de vida. Nisso, já é perceptível uma grande evolução pessoal. Após esse período, será possível sentir a melhora no seu bem-estar, nas suas relações e, claro, na sua carreira. É uma transformação para a vida de modo geral.

4. Conexão com outras culturas

Normalmente o trabalho voluntário envolve causas ou regiões menos favorecidas. Logo, você vai lidar com uma realidade totalmente diferente da sua. Isso vai ajudar a abrir os seus olhos e despertar a necessidade de investir em ideias para tornar o mundo melhor.

Pessoas que sofrem com doenças graves, como o câncer, precisam de apoio emocional e terapêutico. Já quem se solidariza e se voluntaria para ajudar esse grupo aprende mais sobre a doença e se torna um agente capaz de desmistificar muitos estereótipos presentes no senso comum.

As comunidades tradicionais brasileiras — indígenas, quilombolas e caiçaras, por exemplo, estão localizadas em regiões cuja sobrevivência vêm da natureza. Povos de outros países também têm culturas e idiomas diferentes do que você está acostumado.

Além de transformar suas próprias convicções e visão de mundo, as comunidades também ganham com o aprendizado que você carrega. Ou seja, o intercâmbio cultural é benéfico para a sociedade de forma geral. E pouco a pouco, realidades podem ser transformadas.

5. Autoconfiança

Quando você se desafia e sai da sua zona de conforto, sente a necessidade de acreditar mais em si. É isso que vai motivar a continuidade das suas atividades. Logo, à medida que soluciona os problemas e vê os resultados passa a ter mais orgulho das suas decisões e persistência. Com isso, a sua autoconfiança e a sua autoestima crescem.

Seja em um projeto coletivo ou em atividades individuais, o voluntariado vai ocupar esse espaço onde você põe a sua capacidade de acreditar em si à prova. E a maior certeza desse processo é que os frutos não são temporários, na verdade, eles serão transformadores para a sua vida. 

6. Saúde Mental

Outra área que se desenvolve bastante nesse processo é a saúde mental. Essa experiência é um verdadeiro antídoto para o estresse, a ansiedade e a depressão porque ajuda a neutralizar os efeitos dessas doenças. O voluntariado ajuda a desenvolver um sistema de apoio sólido, melhora o humor e promove o bem-estar psicológico. Ajudar o outro também estimula os hormônios da felicidade e trazem grande prazer.

7. Encontro da missão pessoal

Agora que você conhece as vantagens do voluntariado, deve estar se perguntando por onde começar. Então responda para si mesmo algumas perguntas. Quais são os seus talentos? Que habilidades você gostaria de desenvolver? Quais as suas paixões? Qual a causa que você mais se importa? É a partir das suas respostas que você vai receber os impulsos necessários para encontrar a sua missão no mundo.

Se têm dúvidas, experimente fazer algo diferente, longe da sua zona de conforto. Procure aprender coisas novas. Às vezes, é no caminho e no movimento que você descobre onde quer repousar. E mais, nada é definitivo nessa vida. Você pode fazer o plano A, B, C, voltar para o A, pular para o Z e por aí vai. Enquanto há vida e saúde, sempre é tempo de aprender.

A partir do momento em que você entende que fazer o bem, servir e ajudar aos outros beneficia não apenas o coletivo, mas o individual (você mesmo) também, sua perspectiva sobre o voluntariado será ampliada e esse despertar será cada vez mais latente.

Como você viu, o trabalho voluntário é uma atividade altruísta onde o participante doa o seu tempo e o seu trabalho sem esperar nada em troca. Contudo, permite a construção de comunidades fortes e pessoas mais empáticas e cooperativas. Ou seja, dentre tantos benefícios do trabalho voluntário, compreender diferentes realidades e buscar a convivência em harmonia é uma forma ativa de lutar pela justiça social e redução da desigualdade. Além disso, o voluntário também pode adquirir novas habilidades e alcançar a tão desejada satisfação pessoal. No fim, todos ganham!

Gostou do artigo? Então siga as nossas redes sociais e acompanhe outros conteúdos relacionados a propósito, solidariedade, qualidade de vida e bem-estar. Estamos presentes no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *