A peruca transforma o estilo de qualquer mulher e pode ser utilizada por questões simplesmente estéticas ou para dar aquela força na autoestima de quem perdeu os cabelos por conta de uma quimioterapia.
Quem decide usar o acessório precisa tomar alguns cuidados, principalmente quem dá preferência pela peruca de cabelo cacheado, que embaraça com mais facilidade. Os momentos de higienização e o de guardar são os mais críticos.
Por isso, vamos mostrar como esse item pode ser importante para a paciente com câncer, os tipos de acessório com cabelo cacheado, bem como dicas certeiras de conservação. Confira!
Por que a peruca pode fazer bem à paciente com câncer?
Encarar o diagnóstico de câncer e realizar o tratamento, além de acarretar um abalo emocional, pode deixar a saúde mais debilitada. Somado a isso, em muitos casos, ocorre ainda a queda de cabelo com a quimioterapia. É um baque para a mulher, que se sente diminuída porque não se enxerga no espelho como era antes.
Por isso, o uso da peruca pode elevar a autoestima e trazer força para enfrentar o tratamento. As pacientes sentem-se mais bonitas e ficam confiantes para realizar atividades do seu dia a dia.
Quais os tipos de peruca de cabelo cacheado existentes?
Assim, se você passa por um tratamento de câncer e busca uma peruca de cabelo cacheado, deve conhecer os tipos existentes. Veja abaixo!
Natural
É o acessório confeccionado com cabelo natural. Geralmente, os fios são mais finos, porém, apresentam maior qualidade e durabilidade desde que tomados os devidos cuidados de conservação.
Algumas ONGs que apoiam pacientes com câncer recebem doação de cabelo natural para a confecção de perucas, que são, posteriormente, encaminhadas às pacientes.
Sintética
Já a sintética é composta de fios acrílicos ou de nylon. A durabilidade é menor e as chances de embaraçar são maiores. No entanto, não deixam de ser uma ótima opção para elevar a autoestima da mulher que passa pelo tratamento de câncer.
Diferenças na base da peruca
A touca em que os fios são costurados pode ser de 2 tipos:
open-cap — os fios são costurados em faixa, deixando pequenos espaços para o couro cabeludo respirar;
full-cap — os fios são costurados de modo a cobrir toda a touca.
Como cuidar desse acessório?
Quer saber como deixar sua peruca de cabelo cacheado sempre bonita? Acompanhe as dicas a seguir:
para lavar o acessório, coloque-o em uma bacia com xampu neutro diluído em água morna e, depois, enxágue. Na sequência, aplique condicionador nas pontas e enxágue novamente;
envolva em uma toalha para absorver o excesso de água e deixe-o secar naturalmente;
para pentear, utilize os dedos ou um pente com dentes mais largos;
borrife creme de pentear sem enxágue diluído em água quando os fios estiverem embaraçados e, depois, desembarace os fios com os dedos;
aplique óleo reparador de pontas para garantir maior hidratação;
para guardar, deixe-a em um suporte ou enrole o acessório sem apertar e coloque-o em um saco plástico fechado em local longe do calor e umidade.
Agora você já sabe como a peruca de cabelo cacheado pode transformar a vida de uma mulher que luta contra o câncer. Com o acessório, ela vive melhor e se sente mais bonita, o que traz confiança para seguir com o tratamento.
Gostou das nossas dicas? Fique por dentro de outros assuntos voltados para o bem-estar e qualidade de vida da paciente com câncer. É só seguir nossas páginas no Facebook e Instagram!