Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
01/04/2019
/

Cabelos cacheados

Mulher de cabelos cacheados e olhos fechados.

 

A peruca transforma o estilo de qualquer mulher e pode ser utilizada por questões simplesmente estéticas ou para dar aquela força na autoestima de quem perdeu os cabelos por conta de uma quimioterapia.

Quem decide usar o acessório precisa tomar alguns cuidados, principalmente quem dá preferência pela peruca de cabelo cacheado, que embaraça com mais facilidade. Os momentos de higienização e o de guardar são os mais críticos.

Por isso, vamos mostrar como esse item pode ser importante para a paciente com câncer, os tipos de acessório com cabelo cacheado, bem como dicas certeiras de conservação. Confira!

 

Por que a peruca pode fazer bem à paciente com câncer?

Encarar o diagnóstico de câncer e realizar o tratamento, além de acarretar um abalo emocional, pode deixar a saúde mais debilitada. Somado a isso, em muitos casos, ocorre ainda a queda de cabelo com a quimioterapia. É um baque para a mulher, que se sente diminuída porque não se enxerga no espelho como era antes.

Por isso, o uso da peruca pode elevar a autoestima e trazer força para enfrentar o tratamento. As pacientes sentem-se mais bonitas e ficam confiantes para realizar atividades do seu dia a dia.

 

Quais os tipos de peruca de cabelo cacheado existentes?

Assim, se você passa por um tratamento de câncer e busca uma peruca de cabelo cacheado, deve conhecer os tipos existentes. Veja abaixo!

Natural

É o acessório confeccionado com cabelo natural. Geralmente, os fios são mais finos, porém, apresentam maior qualidade e durabilidade desde que tomados os devidos cuidados de conservação.

Algumas ONGs que apoiam pacientes com câncer recebem doação de cabelo natural para a confecção de perucas, que são, posteriormente, encaminhadas às pacientes.

Sintética

Já a sintética é composta de fios acrílicos ou de nylon. A durabilidade é menor e as chances de embaraçar são maiores. No entanto, não deixam de ser uma ótima opção para elevar a autoestima da mulher que passa pelo tratamento de câncer.

Diferenças na base da peruca

A touca em que os fios são costurados pode ser de 2 tipos:

open-cap — os fios são costurados em faixa, deixando pequenos espaços para o couro cabeludo respirar;

full-cap — os fios são costurados de modo a cobrir toda a touca.

 

Como cuidar desse acessório?

Quer saber como deixar sua peruca de cabelo cacheado sempre bonita? Acompanhe as dicas a seguir:

para lavar o acessório, coloque-o em uma bacia com xampu neutro diluído em água morna e, depois, enxágue. Na sequência, aplique condicionador nas pontas e enxágue novamente;

envolva em uma toalha para absorver o excesso de água e deixe-o secar naturalmente;

para pentear, utilize os dedos ou um pente com dentes mais largos;

borrife creme de pentear sem enxágue diluído em água quando os fios estiverem embaraçados e, depois, desembarace os fios com os dedos;

aplique óleo reparador de pontas para garantir maior hidratação;

para guardar, deixe-a em um suporte ou enrole o acessório sem apertar e coloque-o em um saco plástico fechado em local longe do calor e umidade.

 

Agora você já sabe como a peruca de cabelo cacheado pode transformar a vida de uma mulher que luta contra o câncer. Com o acessório, ela vive melhor e se sente mais bonita, o que traz confiança para seguir com o tratamento.

Gostou das nossas dicas? Fique por dentro de outros assuntos voltados para o bem-estar e qualidade de vida da paciente com câncer. É só seguir nossas páginas no Facebook e Instagram!