Dra. Sandra Gioia

sandra.gioia@gmail.com

Dra. Sandra Gioia, Diretora Médica da Mastogin, Coordenadora do Programa de Navegação de Pacientes da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Secretária-Adjunta da Sociedade Brasileira de Mastologia, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Embaixadora do Global Cancer Institute e Conselheira Científica da Fundação Laço Rosa.

22/07/2019

Os princípios para iniciar um Programa de Navegação de Pacientes

Navegação de Pacientes

A navegação de pacientes (NP) pode ser considerada uma ferramenta para coleta de dados de pesquisas de mundo real. De forma ética avalia a jornada dos pacientes com toda a sua variabilidade, permitindo chegar em evidências de relevância dos dados do mundo real.

E como os dados podem ajudar o gestor de saúde a atingir os objetivos organizacionais e entregar a melhor estratégia assistencial à população? Os dados podem ser usados para: informar a tomada de decisão, entender pacientes e tendências, fornecer serviços e produtos mais inteligentes, melhorar as operações internas e otimizar a utilização dos recursos financeiros.

Mas se você deseja implantar a NP em seu serviço (atenção primária, polo diagnóstico ou intra-hospitalar), você deve seguir alguns princípios metodológicos:

1. Encontre um líder local

Pesquisadores principais de projetos são sempre médicos locais.

2. Realizando uma avaliação de necessidades

Colete dados em saúde ou realize uma revisão para determinar as maiores áreas de necessidade de uma intervenção.

3. Definindo metas do projeto

Defina metas mensuráveis que o projeto terá que alcançar.

4. Personalizando o protocolo de NP

Use um protocolo modelo (para continuidade e garantia de qualidade); personalize para locais exclusivos para abordar barreiras específicas.

5. Métricas de estudo de projeto e ferramentas de coleta

Crie métricas para avaliar o sucesso em atingir metas; utilize ferramentas de coleta de dados de design (inscrição, questionários psicossociais, clínicos e de satisfação, etc.).

6. Planejamento e treinamento

Prepare todos os materiais de estudo, manuais e documentos; faça o treinamento completo com navegador e principais interessados.

7. Lançamento do projeto

Comece a recrutar e navegar os pacientes, enquanto realiza avaliações contínuas.

O sucesso da NP depende da aplicação desta metodologia. E tenho certeza que a NP é capaz de gerar dados de alto valor agregado, além de potencialmente facilitar a integração do sistema de saúde complexo e fragmentado brasileiro.

Sandra Gioia, uma entusiasta da navegação de pacientes para melhorar o acesso aos cuidados em saúde.