Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
11/09/2020
/

[agosto/2020] Veja 4 dicas de como aumentar a autoconfiança agora!

A luta contra o câncer de mama traz inúmeros desafios para a mulher. Além dos efeitos colaterais do tratamento, há alterações na aparência, como a perda de cabelos, alterações no peso e inchaços, que prejudicam ainda mais o estado emocional durante ou após essa batalha. No entanto, o bem-estar e a autoestima são extremamente importantes para dar ânimo e garra para vencer essa situação.

Por esse motivo, preparamos este conteúdo com dicas incríveis sobre como aumentar a autoconfiança. Acompanhe o post e coloque-as em prática hoje mesmo para que nada abale sua força de viver!

1. Exercite-se

As atividades físicas são fundamentais para restabelecer sua saúde. Além disso, os exercícios contribuem para a produção de hormônios como a serotonina, dopamina e noradrenalina, que aumentam a sensação de bem-estar, melhoram o humor e dão mais disposição. Também, diminuem a ansiedade, o estresse e evitam a depressão.

Então, converse com seu médico e pergunte quais exercícios você pode realizar. Há uma enorme variedade de atividades físicas e certamente você encontrará uma que goste de praticar e que seja liberada pelo seu médico, como caminhada, pilates e yoga.

2. Cuide da aparência

As alterações estéticas causadas pelos tratamentos são as que mais impactam a autoconfiança feminina. É justamente por esse motivo que você não deve descuidar da aparência. Hoje em dia, há inúmeras opções para deixar você ainda mais bonita. Durante o tratamento, você optar por utilizar lenços e turbantes das mais variadas cores e estampas. Aposte em amarrações diferentes e você verá como é possível enriquecer seu visual.

Outra opção é usar perucas. Há modelos com qualidade tão alta que ninguém percebe que não é seu cabelo natural. Após o tratamento, quando seus cabelos estiverem voltando, invista em cortes curtos e estilosos, que valorizam ainda mais o rosto.

Também há sutiãs com próteses, que ajudam a mulher a se sentir melhor após a mastectomia, até que consiga fazer um implante. Sobre a maquiagem, é importante consultar seu médico para que ele indique os produtos que você poderá usar.

3. Mantenha sua vida social

É perfeitamente compreensível que, em alguns momentos, você não tenha disposição para visitar amigos ou familiares. E você deve respeitar seus limites. Mas também é importante não se isolar. Desse modo, cerque-se de pessoas queridas, com as quais você tenha momentos divertidos, leves e alegres.

O suporte emocional dará ainda mais forças para você superar essa situação. Afinal, manter contato com quem gostamos melhora nossa saúde mental e qualidade de vida, contribuindo muito para aumentar a autoconfiança. Desabafe e também compartilhe cada pequena vitória com eles. Lembre-se de que você não está sozinha.

4. Faça algo de que goste

Ter um hobby é mais uma maneira eficaz para melhorar sua autoestima. Ao mesmo tempo que você passa um tempo realizando algo agradável, que dá prazer, também é uma oportunidade de aprimorar suas habilidades.

Reflita sobre as coisas que gosta de fazer e inclua-as em sua rotina como se fosse um compromisso. Aliás, é um compromisso com você mesma. E que tal aliar um hobby a um trabalho voluntário? Além de ajudar outras pessoas, você poderá desenvolver novas competências e fazer amizades.

Agora que você já sabe como aumentar a autoconfiança, não deixe de seguir essas dicas. Quanto antes você cuidar da autoestima, menos difícil será passar por esse momento. Priorize seu bem-estar e, assim, garantirá uma melhor qualidade de vida e contribuirá para o seu prognóstico.

Quer saber mais sobre o câncer de mama? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as publicações!