Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
05/10/2020
/

Afinal, como saber se uma ONG é confiável? Descubra!

Diversas pessoas carregam a intenção de ajudar o próximo por meio de uma doação. Contudo, muitas delas não sabem como escolher uma instituição segura para isso. Ainda, há aqueles que se questionam a respeito do repasse do seu dinheiro. Afinal, como saber se uma ONG é confiável?

No Brasil, existem várias organizações que auxiliam as pessoas necessitadas e que estão à espera de donativos para se manter. Com isso, a dificuldade de escolher uma entidade para fazer a sua doação fica ainda maior. Portanto, é importante analisar com cuidado antes de fazer sua contribuição.

Neste artigo, separamos algumas dicas que podem ajudar a escolher o melhor lugar para doar. Confira!

Como saber se uma ONG é confiável?

Caso você não saiba, as ONGs são organizações sem fins lucrativos. Geralmente, o trabalho é feito por pessoas voluntárias que optam por defender uma causa. Isso tudo vai além de caridade. Contudo, para muitos, as atividades dessas instituições ainda são desconhecidas. Por isso, é interessante ler a respeito do tema, além espalhar informações sobre ele.  

Na intenção de saber se uma ONG é confiável, pesquise a sua história e o tempo de atuação. Além disso, é possível descobrir quais projetos são realizados por ela. A seguir, confira mais algumas dicas e entenda como fazer uma doação!

Visite a instituição

Essa é uma boa opção para ver de perto como acontece os processos de uma organização não governamental. Você pode ligar para o local escolhido e marcar um horário com a intenção de fazer uma visita. Tente contatar alguém que mostre tudo o que há na instituição e apresente os projetos.

Desse modo, é possível conhecer a estrutura da ONG e conversar diretamente com quem é voluntário. Ainda, você consegue entender melhor o funcionamento das doações — o que pode tranquilizar mais em relação ao seu dinheiro.

Outra questão que você pode esclarecer com essa comunicação é sobre as pessoas que receberão as doações. Nesse momento, é muito importante que a instituição esteja preocupada mais com o lado humano que com o financeiro. Assim, é possível conhecer sonhos, valores, emoções e diversos aspectos a respeito desses indivíduos.

Valorize a transparência dos resultados

Antes de fazer sua doação, é fundamental procurar informações sobre os projetos da ONG. Por isso, é importante que os dados da organização sejam de fácil acesso e estejam claros. Um exemplo são as instituições que detalham o destino de cada real investido pelas pessoas. Assim, fica ainda mais fácil para os interessados em doar fazerem sua escolha final. 

Verifique os registros

Outra dica para saber se uma ONG é confiável se trata da análise de documentos e declarações em órgãos que provarão sua seriedade e legalidade. A fim de comprovar isso, basta pesquisar se existe registro no INSS ou na Caixa Econômica Federal. Essa é uma opção porque, para abrir uma organização sem fins lucrativos, é necessário ter uma Certidão Negativa de Tributo Trabalhista — mesmo que ela não tenha colaboradores cadastrados.

Como fazer uma doação para as ONGs?

São inúmeras formas de contribuir para uma instituição que ajuda as pessoas necessitadas. Isso pode ser feito por meio da doação de alimentos, quantias em reais ou recursos que auxiliem os projetos da organização. Um exemplo disso são as doações de cabelo feitas para as instituições que apoiam as mulheres com câncer de mama.

Após ver essas dicas sobre como saber se uma ONG é confiável, é possível decidir e escolher uma entidade para auxiliar e fazer a diferença. Essa atitude é muito importante, tanto para quem recebe uma doação quanto para a organização que realiza atividades que beneficiam o próximo.

Se você tem interesse em contribuir com projetos que valem a pena, não deixe de entrar em contato com a Fundação Laço Rosa e tirar quaisquer dúvidas sobre nosso trabalho!