Sobre o evento
O Conexão Rosa é um evento organizado pela Laço Rosa para a capacitação e desenvolvimento de conhecimentos da Frente Estadual de Combate ao Câncer de Mama.
Nele, se reúnem as ONGs e movimentos sociais envolvidos com a Frente para aprender novas formas de construir o trabalho em rede e definir metas para o grupo para o seguinte ano.
Nesse ano, o Conexão aconteceu em Paraty, no RJ. Foram representadas as seguintes ONGs, Movimentos Sociais e Grupos: APPO, Amigas da Mama Cabo Frio, Amigas da Mama Teresópolis, ABRAPAC, ABRACE Búzios, REVIFÉ, Fundação Laço Rosa, Pelo Olhar da Careca e Grupo de Estudo e Pesquisa em Cuidados Paliativos Fiocruz.
Oficina de Lego Serious Play
O Lego Serious Play é uma metodologia para solução de problemas e desenvolvimento de estratégias focada no trabalho colaborativo. O objetivo é, a partir de metáforas e personificações, compartilhar o conhecimento individual e construir um saber coletivo.
Por isso, essa oficina foi organizada no Conexão, através dela, foi possível determinar a visão de futuro para a Frente Estadual.
Construção de Pitch
Outra atividade realizada no evento foi a construção do pitch que é uma técnica de venda.
Um dos principais desafios do terceiro setor é a captação de recursos para a criação e manutenção de projetos. Por isso, saber comunicar a missão, valores e objetivos da ONG é extremamente importante.
Fabiana Dias foi responsável por ensinar a construir um pitch de forma estratégica.
Prática de captação de recursos
A partir da aula sobre desenvolvimento de pitch e captação de recursos, as participantes foram colocar em prática a captação de recursos.
Diversos negócios locais de Paraty foram abordados e os que puderam apoiar a causa do câncer de mama foram: Restaurante Brasileirinho; Loja É D+; Aline Modas; Viva La Pizza; Lavanderia Paraty Wash; Quintal Verde; A formiguinha; Pet Center Paraty; Empório Via Natural; Império da Moda; VK Tour; Hotel Villas de Paraty; O pulo do gato.
Com essa atividade, foi possível identificar erros que estavam sendo cometidos na captação de recursos; melhorar abordagens; identificar obstáculos e oportunidades.
Para 2019
Depois de dias de aprendizado e troca de conhecimentos, foi preciso definir uma meta de ação da rede para 2019.
O grupo decidiu que, a partir do próximo ano, a política pública estadual para cuidados paliativos será o foco principal da Frente Estadual de Combate ao Câncer de Mama RJ.