Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
31/08/2017
/

Contato fora do ambulatório traz benefícios ao paciente

Um estudo confirmou que o carinho humano e o auxílio fora do ambulatório têm um grande impacto no resultado do tratamento de câncer. 

câncer é uma doença cruel, que afeta os pacientes e seus familiares de maneiras inesperadas. O tratamento também acaba por adicionar complicações e sintomas. O estudo americano confirma algo que já acreditávamos, que o carinho humano e a disponibilidade de auxílio fora do ambulatório têm um grande impacto no resultado do tratamento. Só não imaginávamos o real tamanho desta diferença!

Vivemos uma era de grandes avanços em relação ao câncer, com o descobrimento de medicamentos e procedimentos maravilhosos. Não podemos esquecer, no entanto, do poder da atenção, carinho e dedicação, e do quanto uma simples conversa pode adicionar ao tratamento. O que trouxe resultados no estudo americano não foi a alta tecnologia, mas as pessoas por traz da mesma.

O exemplo de Florence Nightingale continua vivo, e a boa medicina precisa trabalhar o conceito de qualidade, humanização e multidisciplinariedade, particularmente no tratamento de uma doença tão grave quanto o câncer.

Leia a matéria completa em: http://abr.ai/2xAx73B