Contato fora do ambulatório traz benefícios ao paciente
Um estudo confirmou que o carinho humano e o auxílio fora do ambulatório têm um grande impacto no resultado do tratamento de câncer.
O câncer é uma doença cruel, que afeta os pacientes e seus familiares de maneiras inesperadas. O tratamento também acaba por adicionar complicações e sintomas. O estudo americano confirma algo que já acreditávamos, que o carinho humano e a disponibilidade de auxílio fora do ambulatório têm um grande impacto no resultado do tratamento. Só não imaginávamos o real tamanho desta diferença!
Vivemos uma era de grandes avanços em relação ao câncer, com o descobrimento de medicamentos e procedimentos maravilhosos. Não podemos esquecer, no entanto, do poder da atenção, carinho e dedicação, e do quanto uma simples conversa pode adicionar ao tratamento. O que trouxe resultados no estudo americano não foi a alta tecnologia, mas as pessoas por traz da mesma.
O exemplo de Florence Nightingale continua vivo, e a boa medicina precisa trabalhar o conceito de qualidade, humanização e multidisciplinariedade, particularmente no tratamento de uma doença tão grave quanto o câncer.