Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
03/11/2020
/

Veja 5 dicas para reorganizar a vida depois do câncer de mama!

Quando se recebe um diagnóstico de câncer de mama, a vida muda completamente. Não só a da paciente, mas de seus familiares e amigos. Se o tratamento vai funcionar e quanto tempo vai durar são algumas das perguntas mais frequentes. Contudo, vencida essa etapa, chega outra fase importante: o que fazer depois do câncer de mama?

Para algumas, pode ser a hora de abrir um novo negócio e tirar um projeto do papel. Para outros, é hora de se dedicar à família e às pessoas mais próximas. Ou quem sabe, escrever um livro sobre a experiência e alcançar centenas com sua história de superação. As possibilidades são inúmeras e esse artigo reuniu algumas delas. Acompanhe a seguir!

Planeje-se para voltar ao trabalho

Depois de semanas afastada, lidando com hospitais e medicação, chegou a hora de pensar se você vai voltar para o mesmo emprego. Se essa porta continua aberta para você, é tempo de pesar se as mesmas atividades a interessam. Depois de vivenciar uma experiência como essa, é comum que as pessoas mudem de profissão e renovem seus interesses profissionais. Se for o seu caso, comece a planejar os rumos que a sua carreira vai tomar.

Crie hábitos saudáveis

Manter hábitos saudáveis, como se alimentar bem e se exercitar, são fundamentais não apenas para prevenir o câncer, como para evitar que ele retorne ou se agrave. Portanto, inclua na sua rotina e dieta frutas, legumes e alimentos que façam bem ao seu corpo, bem como atividades físicas que deem prazer a você, como caminhada, pilates ou hidroginástica.

Inicie um projeto

Depois do tratamento, as pessoas tendem a olhar para a vida com outros olhos e ressignificar suas experiências. Aproveite esse momento para desengavetar algum projeto, seja profissional ou pessoal. Se deseja empreender, essa pode ser a hora certa. Aprenda novas habilidades e planeje como gastar bem o seu tempo.

Compartilhe sua experiência

Sua história de luta contra o câncer pode representar uma inspiração para milhares de mulheres que sofrem com a doença ou assistem algum familiar passar por isso. Então, você também pode ajudar. Conte sua experiência para as pessoas (pode ser pelas redes sociais, por exemplo) e auxilie-as a passar por esse momento. Uma palavra de conforto é sempre bem-vinda e sua experiência pode ser um alento para quem passa pelo que você passou.

Dedique-se ao que dá prazer

Reserve uma parte do seu tempo para fazer o que você gosta. Viajar, conhecer novas pessoas, provar comidas diferentes e entender novas culturas. Desenvolva seus hobbies e passe mais tempo com quem você ama. Aproveite a nova chance que a vida deu a você para vivê-la intensamente.

Use essas dicas não como uma pressão para voltar à rotina depois do câncer de mama, mas como um incentivo para começar uma nova fase. Independentemente de quais serão seus planos nos próximos anos, o importante é estar bem consigo mesma e com saúde.

Histórias de superação, empreendedorismo, e muito mais: assine a newsletter da Fundação Laço Rosa e tenha acesso a outros conteúdos como este!