De 10 a 14 de dezembro acontece no Texas – EUA, o maior encontro de especialistas e interessados no controle no câncer de mama no mundo. O San Antonio Breast Cancer Symposium é uma grande oportunidade para discutir os avanços no diagnóstico e tratamento em oncologia mamária. E a Fundação Laço Rosa com patrocínio do Instituto Avon e apoio do Global Cancer Institute estará participando com a apresentação do estudo: Bringing patient navigation to improve mammography coverage and access to breast cancer care in Rio de Janeiro. O estudo mostrou que a Navegação de Pacientes (NP) levou informação de qualidade para as mulheres da Comunidade do Andaraí, diminui o medo das mulheres em fazer mamografia e facilitou o acesso aos cuidados de saúde mamária.
A NP obteve 100% de satisfação das mulheres com os serviços oferecidos e promoveu o aumento da taxa de cobertura mamográfica para 88% nesta população.
Um dos objetivos da implementação da NP é influenciar as autoridades de saúde e administradores hospitalares para integrar o Navegador de Pacientes na infraestrutura do sistema de saúde existente. O Navegador não deve ser visto como uma despesa adicional para os sistemas de saúde, mas sim como uma oportunidade para a realocação dos fundos, com foco na utilização de recursos escassos na prevenção e tratamento precoce, em vez de em estágio final doença. No contexto brasileiro, NP tem um grande potencial para a integração do sistema de saúde em nível federal, estadual e municipal.