Voltar para listagem
Autor(a):

Dra. Sandra Gioia

Dra. Sandra Gioia

Dra. Sandra Gioia, mastologista do Inca e Coordenadora do Serviço de Mastologia do Hospital São Francisco na Providência de Deus, na Usina, iniciou em março de 2014 um Programa de Rastreamento Organizado de Câncer de Mama. Conselheira Científica da Fundação Laço Rosa.

Data do Post
12/12/2019
/

O quê as mulheres precisam?

De 10 a 14 de dezembro acontece no Texas – EUA, o maior encontro de especialistas e interessados no controle no câncer de mama no mundo. O San Antonio Breast Cancer Symposium é uma grande oportunidade para discutir os avanços no diagnóstico e tratamento em oncologia mamária. E a Fundação Laço Rosa com patrocínio do Instituto Avon e apoio do Global Cancer Institute estará participando com a apresentação do estudo: Bringing patient navigation to improve mammography coverage and access to breast cancer care in Rio de Janeiro. O estudo mostrou que a Navegação de Pacientes (NP) levou informação de qualidade para as mulheres da Comunidade do Andaraí, diminui o medo das mulheres em fazer mamografia e facilitou o acesso aos cuidados de saúde mamária.

A NP obteve 100% de satisfação das mulheres com os serviços oferecidos e promoveu o aumento da taxa de cobertura mamográfica para 88% nesta população.

Um dos objetivos da implementação da NP é influenciar as autoridades de saúde e administradores hospitalares para integrar o Navegador de Pacientes na infraestrutura do sistema de saúde existente. O Navegador não deve ser visto como uma despesa adicional para os sistemas de saúde, mas sim como uma oportunidade para a realocação dos fundos, com foco na utilização de recursos escassos na prevenção e tratamento precoce, em vez de em estágio final doença. No contexto brasileiro, NP tem um grande potencial para a integração do sistema de saúde em nível federal, estadual e municipal.