Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
19/04/2018
/

Fatores de risco e câncer de mama não metastático

Será que existe alguma relação entre baixo índice de massa e densidade muscular, alto índice de gordura corporal e a mortalidade de pacientes com câncer de mama não metastático?

Um estudo, publicado na Jama Oncology, observou 3241 mulheres diagnosticadas com câncer de mama, de 2000 a 2013, nos Estados Unidos, com estágios II e III da doença. O objetivo era observar, utilizando a tomografia, se existia alguma relação entre os três índices indicados acima com a taxa de mortalidade das pacientes com câncer de mama não metastático. 

Analisando os dados, os pesquisadores perceberam que as pacientes que tinham baixo índice de massa muscular, de modo geral, apresentaram maior taxa de mortalidade em relação as outras pacientes. Da mesma forma, aquelas com alto índice de tecido adiposo também apresentaram um índice de mortalidade maior comparado com as que não possuíam essa característica corporal. Já o baixo índice de densidade muscular não foi determinante para o estudo, pois não teve relação com a taxa de mortalidade.

A importância desse estudo é que esses indicadores corporais, de massa muscular e de tecido adiposo, não são encarados como fatores de risco para pacientes com câncer de mama não metastático, apesar de 1/3 das pacientes observadas se encontrarem nessa situação. Esses dados fornecem informações de prognóstico importantes e podem otimizar as tomadas de decisão relacionadas à sobrevivência das pacientes.

 

Fonte: JAMA Oncology