Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
26/04/2020
/

Por que fazer uma doação cria um indivíduo de valor

Um ato pensado para ajudar o próximo — fazer uma doação é tentar mudar um pouco a realidade de pessoas menos favorecidas ou que passam por um momento de maior fragilidade. A solidariedade visa fazer o bem ao outro, mas você sabia que os gestos de generosidade podem ter um impacto bastante positivo na vida de quem doa? Isso mesmo: ao ajudar as pessoas, sem perceber, você também é beneficiado.

É esse assunto que vamos tratar neste post. Continue a leitura e descubra como uma doação pode criar um indivíduo de valor!

Por que fazer uma doação pode ter um impacto positivo na minha vida?

Crescemos focados em nossos próprios interesses e em busca da felicidade, seja na vida pessoal, seja no trabalho. Contudo, você sabia que fazer uma doação pode fazer parte dessa jornada e ajudá-lo a ser mais feliz? Pesquisadores de Zurique, na Suíça, descobriram que as pessoas têm uma experiência de bem-estar após praticarem atos de generosidade.

Sabemos que, ao ser solidário, o objetivo é ajudar o próximo ou lutar por uma causa que atinja um grupo de pessoas. Contudo, com esse gesto, você também faz bem a si mesmo. Além disso, ao ser um doador, você passa a enxergar além do seu círculo social: percebe que há pessoas com necessidades e que você pode ser um agente transformador dessa realidade.

Por fim, no caso de doação de itens materiais, você também se transforma em um indivíduo melhor, pois passa a repensar seu consumo e os impactos disso no meio ambiente. É ainda uma forma de praticar o desapego, passando a dar importância não para roupas ou objetos, mas para as coisas que realmente importam.

Quais tipos de doação posso fazer?

Existem diferentes tipos de doação. Veja como você pode ajudar o outro e se sentir bem com essa atitude:

Qual a importância de estar envolvido em trabalhos sociais na comunidade?

É importante praticar a generosidade para modificar a vida do próximo ou para oferecer amparo a quem vive uma situação mais delicada. É uma atitude que vai lhe trazer bem-estar e também permitir que você evolua, entendendo um pouco mais da realidade das pessoas.

Nesse sentido, a dica é participar de projetos da sua comunidade para que você, além de fazer o bem, sinta que faz parte desse grupo e exerça sua responsabilidade social. Pesquise sobre as ONGs próximas a você e descubra a melhor forma de ajudar.

Fazer uma doação, além de ser uma maneira de mudar a realidade de muitas pessoas, traz felicidade para quem é solidário. Se você ainda não participa de grupos ou projetos sociais, passe a ajudar e veja como isso será importante na sua vida.

Gostou do tema que tratamos neste post? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas entendem como faz bem ser generoso!