Se tem um setor que sofreu com a crise econômica desencadeada pela pandemia do Coronavírus, foi o terceiro. Carente de doações, diversas Organizações Não-Governamentais precisaram encerrar suas atividades e, infelizmente, agravar o cenário de miséria para muitas famílias e pessoas carentes.

De acordo com uma pesquisa do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, em 2021, cerca de 10,3 bilhões de reais foram arrecadados em doações — apesar de ser uma quantia considerável, ela é inferior quando comparada à pesquisa realizada em 2015, quando o montante era acima de 13 bilhões.

São nessas circunstâncias que se faz necessário relembrar a importância da doação e como pequenas contribuições podem mudar a vida das pessoas. Quer entender melhor? Continue a leitura!

Por que doar?

“Fazer o bem sem olhar a quem” é o propósito de vida de milhares de pessoas, como as que se dedicam ao trabalho voluntário, ou a estar por trás de instituições filantrópicas, ou mesmo aquelas que destinam parte de sua renda para doar e ajudar causas sociais.

Esse ato é capaz de transformar milhares de vidas, pois, ao fazer pelo outro, demonstramos empatia e entregamos nossa parte para tornar o planeta mais justo e igualitário. Não se trata apenas de ajudar, mas de amar ao próximo e reafirmar seu desprendimento e altruísmo de forma sincera.

Sem mencionar que essa prática traz benefícios para a saúde mental. A própria ciência afirma que existe uma relação causal entre a filantropia e o bem-estar da mente, tornando os doadores menos propensos a desenvolver depressão e ansiedade, doenças que atingem milhões de pessoas em todo o mundo.

Quais são os impactos de uma doação?

Uma simples doação pode renovar a esperança de uma criança; ou reanimar as forças de uma equipe que está sem recursos para manter uma instituição. Com ela é possível salvar a vida de alguém, ou até mesmo reavivar a autoestima de uma mulher, ao possibilitar a ela ter seu cabelo de volta.

Quando se pensa no impacto individual, a motivação já é suficiente, mas imagine considerar o coletivo, quando são centenas de vidas envolvidas e impactadas pelo seu tempo ou dinheiro! Uma atitude com essa finalidade, além de ajudar, pode influenciar outras pessoas a fazer o mesmo. Doar tem poder!

Como doar?

A doação em si não está relacionada apenas ao dinheiro, embora ele seja bem-vindo, pois é o que mantém as operações funcionando, quita a folha de pagamento, energia, internet etc. Por outro lado, quem deseja começar a doar, mas não conta com recursos financeiros para tal, pode iniciar de outra maneira. Conheça algumas a seguir!

Doação de sangue

Tem mais de 16 e menos de 69 anos? Possui mais de 50kg? Esses são alguns dos pré-requisitos para quem quer ser doador de sangue. Em poucos minutos a coleta é realizada e, com ela, diversas vidas são beneficiadas. Já pensou em fazer parte disso? Procure um banco de sangue na sua cidade e busque mais informações!

Doação de alimentos

A pandemia intensificou o desemprego no país. Segundo o IBGE, são mais de 14 milhões de brasileiros nessa condição. Isso significa que, mais do que nunca, as famílias mais necessitadas estão precisando de doações, principalmente, de alimentos. O Natal é uma época excelente para participar dessa rede do bem.

Doação de cabelo

Vai mudar o visual para 2022? Ótima ideia! Que tal aproveitar para ajudar mulheres a elevar a autoestima? A Fundação Laço Rosa recebe doações de cabelo. Conheça aqui os requisitos para doar.

Neste artigo, você pôde entender um pouco mais sobre a importância da doação e o quanto essa atitude faz a diferença na vida de quem a recebe.

Quer ficar por dentro de iniciativas relacionadas a esse assunto? Então, siga a Fundação Laço Rosa no Facebook e Instagram e se mantenha atualizado!