Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
13/06/2018
/

Imunoterapia e o tratamento do câncer

O que é Imunoterapia?

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, INCA, a Imunoterapia é um tratamento que funciona a partir da estimulação do sistema imunológico do paciente, através de substâncias que alteram o modo de resposta do organismo.

A Imunoterapia não é um tratamento padrão, amplamente consolidado, pois ainda está em fase de testes. Para que deixe de ser um tratamento experimental, é necessária uma validação de sua eficiência e aplicabilidade clínica em pesquisas científicas.

Caso Judy Perkings

Judy Perkings é uma paciente norte americana, de 49 anos, que foi diagnosticada com câncer de mama em estágio avançado há dois anos. Nesse momento, a doença já havia atingido o fígado e outras partes do corpo e não havia um tratamento padrão a seguir.

Sendo assim, se submeteu a imunoterapia, que, segundo os pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer dos EUA, ainda é experimental.

O procedimento foi analisar as mutações genéticas dos tumores de Judy e quais glóbulos brancos estavam sendo bem sucedidos na defesa do organismo. Os pesquisadores reproduziram esses glóbulos em laboratório e os inseriu no organismo de Judy. O tratamento foi bem sucedido e a paciente se encontra sem vestígios da doença.

Esse caso foi publicado na revista Nature Medicine e traz uma nova ótica sob os tratamentos de câncer. Apesar de ser uma notícia motivadora, esse procedimento ainda não atende a todos os pacientes e precisa passar por muitas pesquisas para validar a sua eficiência, aplicabilidade e segurança.

 

Fonte: G1