Search

7 mulheres inspiradoras que marcaram a história

O mundo não é o mesmo com a luta de mulheres inspiradoras, que se arriscaram e levantaram bandeiras por causas importantes na nossa sociedade. É fundamental destacar os feitos de cada uma para que sejam cada vez mais conhecidos de modo a reforçar o empoderamento feminino.

Está curioso para saber mais sobre algumas dessas personalidades que marcaram a história? Então continue a leitura e conheça as ações transformadoras de 7 mulheres do Brasil e de outros países!

1. Marie Curie

Nascida na Polônia, Marie Curie (1867-1934) foi um dos grandes nomes da ciência. Apesar das dificuldades da infância, ela se formou em Física e Matemática. Recebeu, nada menos, que o Prêmio Nobel de Física pela descoberta da radioatividade, em 1903. Pensa que ela parou por aí? Que nada! Ganhou o Nobel de Química em 1911 e é uma das poucas pessoas no mundo a receber esse prêmio em duas áreas diferentes.

2. Nise da Silveira

A brasileira Nise da Silveira (1905-1999) foi uma figura que questionou as maneiras de cuidar e tratar os pacientes psiquiátricos.

Formada em Medicina na Bahia (única mulher da turma em 1931), especializou-se em Psiquiatria. Foi trabalhar no Rio de Janeiro, onde passou a questionar o confinamento das pessoas em manicômios e os métodos de tratamento, como eletrochoque e camisa de força. Revolucionou também a área de terapia ocupacional desses espaços, oferecendo a arte para os pacientes se expressarem e demonstrarem seus sentimentos.

Pela simpatia ao comunismo, foi considerada rebelde e ficou 18 meses presa, dividindo cela com Olga Benário.

3. Zilda Arns

A pediatra brasileira Zilda Arns (1934 -2010) é a criadora da Pastoral da Criança, um programa de ação social que teve início em 1983. O objetivo foi ajudar as famílias mais necessitadas: a entidade passou a disseminar o soro caseiro e, com isso, contribuiu para a redução da mortalidade infantil.

De uma cidade pequena do Paraná, a Pastoral da Criança alcançou mais de 4 mil municípios, além de marcar presença na América Latina, na Ásia e África. O trabalho de Zilda Arns foi reconhecido em 2006 pela indicação ao Prêmio Nobel da Paz.

4. Malala Yousafzai

Ela nasceu em 1997, mas revolucionou o mundo e ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2014. Estamos falando de Malala Yousafzi, ativista paquistanesa que se posicionou contra a proibição feita às mulheres de seu país, que não poderiam frequentar a escola.

A menina pagou um preço alto: foi baleada na cabeça pelo talibãs aos 15 anos, pois diziam que ela estava ameaçando o Islã. Passou por uma cirurgia e se recuperou no Reino Unido, onde mora com a família. Malala não esconde seu desejo de retornar para sua terra e entrar para a política.

5. Michele Obama

Quando falamos de mulheres inspiradoras, é impossível não citar a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. Aos 55 anos, é a mulher mais admirada do mundo, segundo a pesquisa YouGov, que ouviu 42 pessoas de 41 países. Não é à toa que sua autobiografia “Minha História” é um grande sucesso editorial.

Michelle é lembrada pelo seu discurso em prol da liberdade e sua preocupação com causas feministas, raciais e também com aquelas relacionadas à educação.

6. Greta Thumberg

Temos que destacar a luta de Greta Thumberg (2003), sueca e ativista do meio ambiente. A menina, diagnosticada com autismo, afirma que ser diferente é seu superpoder, e não temos como discordar dela.

De seus protestos contra o aquecimento global em frente ao parlamento sueco, a menina conseguiu levar às ruas mais de 1,5 milhão de pessoas de diversos países para essa causa tão importante. Alcançou o título de porta-voz mundial dos problemas relativos às mudanças climáticas.

7. Angelina Jolie

Por último, é importante falar da atriz Angelina Jolie, uma das mulheres inspiradoras na luta contra o câncer de mama. Em 2013, ela retirou as mamas e os ovários como forma de prevenção, pois descobriu que tinha 87% de chance de desenvolver a doença em um exame que apontou a mutação genética BRCA1 e BRCA2.

Tornar pública essa atitude trouxe à tona o debate sobre a necessidade de teste genético em mulheres classificadas como alto risco.

Acompanhar a história dessas mulheres inspiradoras mostra o empoderamento feminino e tudo o que ele é capaz de conquistar. Saiba que você também pode fazer a diferença!

Gostou do nosso post? Fique por dentro de outros conteúdos com essa temática. Basta assinar a nossa newsletter!

Siga o Instagram @fundacaolacorosa