Você já ouviu falar em “Navegação de Pacientes”?
A navegação consiste na assistência individualizada dos pacientes para que os obstáculos existentes entre eles e as instituições de saúde sejam minimizados. Assim, é possível identificar quais são os problemas e tentar solucioná-los.
Dra. Sandra Gioa
É uma estratégia de política de saúde que elimina barreiras de acesso ao diagnóstico e tratamento no tempo adequado, ampliando as chances reais de detecção precoce no caso do câncer de mama. Ainda pouco difundida no Brasil, a metodologia já está em prática através do CLUBE DA MAMA, projeto liderado pela Dra Sandra Gioia, nossa conselheira científica e Vice Presidente da SBM-RJ em cooperação com a Laço Rosa, patrocínio do Instituto Avon e apoio do Clube Renascença e das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.
O projeto piloto acontece na comunidade do Andaraí, no Rio de Janeiro, aonde semanalmente a equipe de Navegação de Pacientes em conjunto com os agentes de saúde da clínica da família, cadastram as mulheres para participação no CLUBE DA MAMA aonde recebem informação de qualidade sobre o câncer de mama, fatores de riscos, sinais de alertas, alimentação e atividade física além de saírem do cadastramento com os exames de mamografia já agendados.
Após a realização do exame, as pacientes são direcionadas para entrega de resultados e exames clínicos. Os casos suspeitos ou detectados como malígnos são encaminhados para exames complementares (biopsias) e para navegação das pacientes no sistema de saúde.
O trabalho científico dessa pesquisa e os dados gerados pelo projeto piloto servirão de base para implantação da metodologia de navegação de pacientes em outras comunidades e estados.
Para maiores informações sobre o Programa de Navegação de Pacientes envie email para pnp@fundacaolacorosa.com