O objetivo deste artigo é oferecer algumas dicas práticas para um melhor desempenho profissional nesse momento conturbado. São várias as dúvidas que surgem após receber um diagnóstico de câncer. Como lidar com a carga de trabalho? Como a chefia e os colegas reagirão? Devo continuar trabalhando ou afastar-me do trabalho? Será que conseguirei um emprego?
Um diagnóstico de câncer também pode ser uma boa oportunidade para se repensar a carreira. Quem sabe um novo emprego com maior flexibilidade de horário ou um que traga maior realização pessoal? É preciso pensar bem antes de tomar uma decisão tão importante. Reflita sobre suas habilidades, condição financeira e se está realmente disposta a recomeçar do zero. Não existe resposta pronta. Tudo dependerá da fase e do tipo de tratamento, do estado físico e emocional, além de outros fatores pessoais.
O importante é decidir o que for melhor para você!
Caso não queira ou não possa se afastar do trabalho, avente a possibilidade de um horário flexível, ou mesmo, à distância. Não sendo possível, torne o seu meio-ambiente de trabalho mais confortável, pensando no seu bem-estar físico. Peça a orientação do seu médico para fazer as adaptações necessárias.
Alguns colegas podem ficar constrangidos em abordar o assunto com você. Assuma a liderança! Compartilhe somente o que te deixar à vontade. Converse com eles por telefone, por e-mail ou marque um encontro, quando estiver bem disposta. O apoio emocional é muito importante pois conforta e reduz o estresse.
Explique ao seu superior quais são a limitações decorrentes do tratamento. Fale honestamente o que você pode ou não fazer. Tente propor adaptações de modo a satisfazer ambas as partes. O diálogo honesto é fundamental para uma relação de mão dupla. Defina limites claros e realísticos, evitando uma sobrecarga de trabalho.
Se você ainda se sentir ansiosa, procure ajuda terapêutica para tentar aumentar sua confiança. Seja flexível pois é um momento de adaptações constantes. O tratamento do câncer é um processo demorado, com altos e baixos. Não desanime se for necessário reajustar a sua rotina e o modo de trabalho, de tempos em tempos.
Caso esteja à procura de emprego, o primeiro passo é atualizar seu currículo. Informe-se sobre os modelos atuais e sobre os canais disponíveis de candidatura. Ao longo dos anos, houve uma transformação radical nesse quesito.
Ao conseguir uma entrevista de emprego, decida previamente o que pretende dizer. É normal se sentir ansiosa. Respire fundo e pausadamente. Quanto mais preparada você estiver, mais relaxada ficará durante a entrevista. Faça uma lista com as possíveis perguntas e ensaie suas respostas. Seja otimista, ressalte suas habilidades e os aspectos positivos da sua personalidade. Convença o entrevistador de que você é a pessoa certa para o trabalho ao qual está se candidatando.
A fadiga é um sintoma comum, esteja você trabalhando ou não. Mesmo após o término da terapia, você ainda pode se sentir cansada por vários meses. É preciso aceitar a realidade para diminuir as expectativas e não se sentir frustrada.