Sobre a Oncologia de Precisão
O uso de tecnologias avançadas de diagnóstico molecular, como o teste de painel genético baseado em sequenciamento de próxima geração (NGS), para selecionar terapias direcionadas em pacientes com câncer avançado, é conhecido como oncologia de precisão.
A viabilidade dessa abordagem resulta da confluência de tecnologias moleculares multiplexadas emergentes e do conjunto de terapias molecularmente direcionadas em rápida expansão. Enquanto a oncologia de precisão representa um importante paradigma da medicina translacional, os resultados clínicos associados ainda estão amadurecendo.
Nós relatamos anteriormente os resultados de um estudo retrospectivo de controle realizado para avaliar a sobrevida livre de progressão (PFS), e os custos de saúde entre 72 pacientes com câncer metastático de diversos subtipos.
Essa análise descobriu que os 36 pacientes que haviam recebido tratamento de câncer de precisão tiveram períodos mais longos de SFP que os 36 controles que receberam quimioterapia padrão ou melhor tratamento de suporte (22,9 semanas vs. 12,0 semanas) e que essa diferença foi significativa (P = 0,002).
Além disso, uma análise de subconjunto de 44 pacientes que receberam todos os cuidados dentro do sistema Intermountain descobriu que os custos para aqueles no grupo de tratamento alvo não tiveram custos mais altos do que aqueles no grupo de controle (US $ 4.665 por semana versus US $ 5.000 por semana, p = 0,126).
Resumo do Estudo
A fim de avaliar o impacto da medicina de precisão para o câncer, além da janela PFS e determinar o grau em que qualquer sobrevivência ou vantagens de custo persistiram, realizamos uma análise de acompanhamento do subgrupo de 44 pacientes do estudo original para medir a sobrevida global, média custos totais de saúde e utilização de recursos durante todo o período de observação, desde o início do estudo até a morte ou o último encontro observado.
O impacto da oncologia de precisão na orientação das decisões de tratamento de pacientes com câncer em estágio avançado foi previamente estudado em uma análise retrospectiva. No entanto, a sobrevida global e os custos não foram previamente avaliados. Nós relatamos os custos gerais de sobrevida e assistência médica associados à oncologia de precisão nesses pacientes com câncer avançado.
Com base em um estudo de coorte combinada de 44 pacientes com câncer metastático que receberam todos os seus cuidados dentro de uma única instituição, avaliamos a sobrevida global e os custos de saúde para cada paciente. Analisamos os resultados de 22 pacientes que receberam testes genômicos e terapia direcionada (oncologia de precisão) entre 1º de julho de 2013 e 31 de janeiro de 2015 e comparados a 22 pacientes controlados historicamente que receberam quimioterapia padrão (N = 17) ou melhor cuidados de suporte (N = 5).
Imagem do estudo publicado pela Oncotarget
A mediana da sobrevida global foi de 51,7 semanas para o grupo de tratamento-alvo e 25,8 semanas para o grupo controle (P = 0,008), quando a correspondência com a idade, sexo, diagnóstico histológico e linhas de tratamento anteriores. Os custos médios durante todo o período foram de US $ 2.720 por semana para o grupo de tratamento alvo e US $ 3.453 por semana para o grupo de controle (P = 0,036). Uma análise separada de 1.814 pacientes com diagnósticos de câncer em estágio avançado descobriu que aqueles que receberam tratamento de câncer direcionado (N = 93) tiveram custos 6,9% menores nos últimos 3 meses de vida, em comparação com aqueles que não receberam.
Esses achados sugerem que a oncologia de precisão pode melhorar a sobrevida global de pacientes com câncer refratário e, ao mesmo tempo, reduzir os custos médios de assistência médica por semana, a utilização de recursos e os custos de fim de vida.
Para ler o estudo completo, clique aqui.
Fonte: Oncotarget