Muitas pessoas querem doar cabelos para uma ONG que fabrica perucas e ajuda mulheres na batalha contra o câncer, mas ficam na dúvida se a entidade é confiável. Afinal, é preciso ter clareza do processo feito com os fios e saber se eles realmente vão chegar às pessoas que mais precisam.
Ter esse receio é natural, mas com algumas dicas você pode fazer uma checagem rápida para ter certeza se a organização que faz a coleta de cabelos é séria.
Quer saber como avaliar uma ONG que faz esse tipo de trabalho em prol das pacientes com câncer? Acompanhe nosso post e veja como saber se a sua doação será bem encaminhada!
Analise as recomendações de quem já doou
Você pode conversar com outras pessoas que já fizeram a doação de cabelo e pedir recomendações a respeito das entidades que ajudaram. Verifique como foi o processo, as orientações que tiveram que seguir e as informações que elas têm sobre o trabalho da ONG.
Converse com profissionais de salões parceiros
As entidades que confeccionam perucas para mulheres com câncer fazem a coleta de doações de cabelos pelos correios ou por meio de salões parceiros, próximos a você. Por isso, informe-se com os cabeleireiros sobre a credibilidade da entidade, como é feito o encaminhamento dos fios e posterior confecção das perucas.
Conheça o processo de fabricação das perucas
Em muitas entidades, como a Fundação Laço Rosa, você conhece o passo a passo da fabricação de perucas no próprio site. As orientações já são bastante claras sobre a forma como os fios devem ser enviados, afinal o cabelo precisa estar em ótimas condições.
Dessa forma, eles podem confeccionar uma peruca de qualidade, ou seja, que trará bem-estar e elevará a autoestima de muitas mulheres que fazem quimioterapia.
O doador faz um cadastro e recebe um código para o envio. Quando o cabelo chega à entidade, é feita uma triagem por voluntários para analisar o tipo de cabelo, coloração e tamanho dos fios. Em seguida, eles vão para a parte de confecção das perucas e, depois, são encaminhados para a distribuição.
Na Fundação Laço Rosa, por exemplo, eles aproveitam essa ação social de ajudar as pacientes, promovendo também cursos profissionalizantes para pessoas de baixa renda que querem aprender a arte da perucaria — é o projeto Força na Peruca. Viu só a importância da sua doação?
Verifique se o site é transparente
Outra dica é verificar as informações no próprio site da instituição. Veja se eles são transparentes em relação ao trabalho realizado e, se ficar com alguma dúvida, não hesite em telefonar e conversar com um dos representantes.
Agora você já sabe como pode checar a reputação e o trabalho desenvolvido por ONGs que ajudam mulheres com câncer antes de doar cabelos. Sua ajuda é fundamental para que esse tipo de trabalho possa continuar, dando uma força para muitas mulheres que estão na batalha contra a doença!
Gostou do nosso post? Compartilhe essas informações em suas redes sociais para que mais pessoas possam fazer o bem com a doação de cabelos!