Com iniciativa da Pfizer, foi realizada uma pesquisa com pacientes e familiares em relação com câncer de mama metastático. O objetivo era avaliar todo o contexto que envolve o diagnóstico do câncer avançado, incluindo a vida profissional, em família, sexualidade e motivações. Foram realizadas entrevistas com pacientes e familiares do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre.
Sobre o diagnóstico
Na visão das pacientes, o sentimento predominante no momento do diagnóstico foi o medo. Já em relação aos familiares, foi a tristeza. Os sentimentos mais citados na pesquisa foram tristeza, medo e insegurança. Os familiares que mais apoiam as pacientes são os parceiros (as) e filhos.
A família, além de dar apoio, também é uma fonte de motivação, 92% das pacientes afirmaram que querem controlar o câncer para pode continuar cuidando das suas famílias.
Transformação
Um diagnóstico de câncer em estágio avançado traz muitas transformações nas vidas de todas as pessoas envolvidas. Segundo as pacientes, a principal mudança negativa é ter que deixar de trabalhar e não poder viajar, com frequência, com suas famílias. Já a mudança positiva mais citada foi a melhoria da alimentação.
Relevância
Essa pesquisa tem grande relevância pois, no passado, as perspectivas e terapias eram muito limitadas para pacientes metastáticas. No entanto, vem surgindo novos tratamentos que trazem maiores chances de controle do câncer e de sobrevida ao longo prazo. Isso possibilita o aumento da qualidade de vida das pacientes, que elas possam viver mais e melhor junto as suas famílias.
Fonte: Pfizer