No dia 27 de julho, a FECCMRJ (Frente Estadual de Combate ao Câncer de Mama do Rio de Janeito) visitou a APPO, membro do movimento, para entender a questão dos cuidados paliativos na região, que foi pauta em reunião.
Em visita, a delegação representada pela: ABRAPAC, Amigas da Mama, APPO, Laço Rosa e Grupo de Cuidados Paliativos da Fio Cruz, entenderam que a problemática dos cuidados paliativos já está sendo solucionada, e a assistência aos pacientes está em fase de teste com o programa "SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar" , além de terem uma clínica da Dor na região. A presidente da instuição, Ana Cristina, está com agenda marcada com a prefeitura para debater sobre o programa.
O problema, atualmente, gira em torno do extra-teto, onde a região sobre o deficit de R$300.000,00 para quimioterapia e R$160.000,00 para radioterapia.
A região ainda consegue atender a demanda oncológica pelo SUS, mas a longo prazo, a popupalção poderá ser prejudicada diante a inércia do governo e orgãos competentes.
Estamos de olho e fazendo pressão nas políticas públicas!