Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
19/04/2022
/

Como ser uma boa rede de apoio para pessoas com câncer?

Quando convivemos com pessoas que estão com câncer, é importante pensarmos que servimos como uma rede apoio. Já parou para imaginar como fazer essa função de forma satisfatória? É importante ter a consciência de que você pode fazer a diferença na vida de alguém. Pessoas que enfrentam essa doença necessitam de uma rede de apoio, que contam com médicos, terapeutas e especialistas em saúde. Entretanto, também é primordial ter a presença de amigos e familiares no processo.

O mais importante é fazer com que a pessoa se sinta amparada e acolhida, pois o processo de tratamento da doença pode ser longo e o indivíduo passa por momentos de maior fragilidade. Para isso, desenvolvemos este artigo falando sobre dicas de como ser uma boa rede de apoio para pessoas com câncer.

Confira e faça a sua parte da melhor forma possível!

O que é uma rede de apoio?

Uma rede de apoio para pessoas com câncer é composta por todos que acompanham quem recebe o diagnóstico de câncer, até seu tratamento e pós doença. A rede pode ser composta por:

Quem mais pode servir como rede de apoio?

Além de familiares, amigos e pessoas da área de saúde, existem diversas ONGs prontas para atender pessoas com câncer, por exemplo, mulheres com câncer de mama podem procurar ajuda de entidades focadas nesse tema. Lá, é possível conhecer outras mulheres que passaram pelo mesmo problema e, até mesmo, as que enfrentam o câncer no momento. Essa é uma forma de se aproximar de quem tem as mesmas experiências.

Outras pessoas que tem ou tiveram a doença podem compartilhar experiências com quem passa pelo tratamento, ou acabou de receber o diagnóstico. Essa é uma boa forma de passar pela situação, porque é possível trocar informações a respeito de redes de saúde, médicos de confiança, tratamentos feitos e ter um acolhimento com conversas sobre o assunto.

Como você pode ajudar?

Se você tem uma amiga, conhecida, familiar ou algum tipo de contato com pessoas com câncer de mama, é importante que você seja uma rede de apoio positiva. Para isso, você pode disponibilizar seu tempo, mostrar que está pronta para acolher quando necessário. Se precisar, acompanhe em tratamentos e exames médicos, e fique atenta ao dia a dia da pessoa, tudo isso da forma mais positiva possível.

Esse é um grande suporte para quem enfrenta o câncer de mama, pois, é uma doença que abala o emocional, o mental, o físico e a autoestima. Logo, contar com o apoio da maior quantidade de pessoas possíveis e dispostas a ajudar é primordial nesse momento.

Agora que já sabemos como ajudar pessoas com diagnóstico e tratamento de câncer, podemos acompanhar o caso e saber se têm o suporte necessário dentro da rede de apoio, contando com médicos, enfermeiros, psicólogos, familiares, ONGs e amigos. Se não estiverem, é importante auxiliar para que encontrem e façam o necessário para passar por essa fase de maneira otimista.

Gostou deste conteúdo? Curta a nossa página no Facebook!