Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
10/04/2021
/

Aprenda a lidar com síndrome do impostor e melhore sua autoestima

A síndrome do impostor nada mais é que uma desordem psicológica que pode atingir pessoas bem-sucedidas de vários setores, inclusive, quem enfrenta algum tipo de problema de saúde, como o câncer de mama.

As pessoas que sofrem com essa síndrome não consegue reconhecer os frutos do seu esforço e capacidade. Com isso, experimentam um misto de sentimentos que prejudicam a sua autoestima, segurança e desenvolvem um complexo de inferioridade, pois acreditam plenamente que são extremamente incompetentes.

Neste artigo, vamos explicar como a síndrome do impostor pode afetar a autoestima das pessoas e quais os passos necessários para se livrar desse problema de uma vez por todas. Acompanhe!

Como a síndrome do impostor pode afetar a autoestima das mulheres?

A autoestima das mulheres é algo muito delicado. Ter uma imagem positiva de si mesma é muito importante para superar desafios e acreditar que você pode ir muito além dos seus planos, tanto pessoais quanto profissionais.

No entanto, a síndrome do impostor consegue sabotar esses sentimentos e fazer com que você se sinta a pior das pessoas. Sem autoestima, a mulher passa a se sentir cada vez mais insegura e começa a enxergar o fracasso como algo inevitável em sua vida. Dessa forma, há chances de outras doenças se desenvolverem também, como a ansiedade e a depressão.

Como se livrar desse sentimento?

Apenas quem sofre com a síndrome do impostor sabe o quanto é frustrante realizar algo e sentir que não tem mérito nenhum nos resultados. Existem algumas formas eficientes de se livrar desse sentimento e as principais listamos abaixo. Veja!

Trabalhe o autoconhecimento

Trabalhar o autoconhecimento é muito importante para se livrar da síndrome do impostor. Nesse momento, você precisa fazer uma lista e elencar todas as suas realizações, seus sucessos e suas habilidades. É importante lembrar também de que ninguém é perfeito e que falhas acontecem na vida de qualquer pessoa. Aceite a possibilidade do fracasso, mas persista na ideia de que você pode superá-lo para alcançar seus objetivos.

Mude seus pensamentos e atitudes

A pessoa que sofre com a síndrome do impostor sente-se incapaz, se autodeprecia e tem muito medo de se expor por receio do que os outros vão pensar, uma vez que acredita ser um fracasso, logo, acha que os demais também terão essa mesma opinião — o não é verdade. Portanto, dia após dia, você precisa trabalhar para mudar seus sentimentos e atitudes. Então, reformule a maneira como você encara suas conquistas.

Busque por tratamentos psicólogos

Um profissional especializado pode ajudar você a se livrar do ciclo do “pensamento impostor” e mostrar que é possível viver de outra maneira, sem a possibilidade de se sentir tão temerosa e ansiosa o tempo todo. Com isso, você consegue desenvolver uma rotina mais tranquila e saudável.

A síndrome do impostor é um problema sério que afeta diretamente a autoestima feminina. Sendo assim, é importante procurar ajuda médica o mais rápido possível para amenizar os impactos dessa desordem psicológica no seu dia a dia.

Quer se motivar e buscar um futuro melhor? Então, confira este artigo e entenda por que você deve fazer o curso de empreendedorismo após o câncer de mama!