Voltar para listagem
Autor(a):

Fundação Laço Rosa

Fundação Laço Rosa

Data do Post
05/09/2019
/

Congresso TJCC

Dos dias 3 a 5 de Setembro tivemos mais um Congresso organizado pelo movimento TJCC, onde vários assuntos envolvendo o câncer de mama foram expostos e discutidos com o intuito de melhorar o cenário atual do câncer e promover uma melhor qualidade de vida para seus pacientes. Com uma programação extensa e de muita importância, além de figuras influentes de cada tema, as palestras e rodas de conversa deram luz para os conteúdos abordados.

O Movimento TJCC (Todos Juntos Contra o Câncer) tem por objetivo levantar as principais dificuldades na área oncológica para que, com o apoio de líderes da saúde, como médicos oncologistas, profissionais da saúde, representantes do governo e de organizações de apoio a pacientes, possamos propor as soluções necessárias aos órgãos responsáveis pela Saúde para melhoria no tratamento e na prevenção do Câncer.

No primeiro dia de Congresso tivemos algumas palestras sobre a relação do câncer com o governo, como por exemplo os desafios para a gestão municipal e estadual em relação a ações de prevenção e controle do câncer. Em seguida, outros assuntos como: É possível criar uma rede assistencial para todos, que seja de qualidade e com menores custos? E se realmente todos os pacientes tem acesso ao melhor tipo de tratamento para sua doença, além de um workshop falando de nutrição, e outro comentando o assunto morte, que ainda é considerado um tabu quando se trata de câncer. Por fim, palestras onde se discutiram sobre a pesquisa clínica no Brasil e o preço alto para teste genético.

Congresso do TJCC no ano de 2018

Já no segundo dia, foi muito falado sobre a medicina personalizada, com foco ainda na oncologia, onde ganha espaço a cada dia, os tabus de se falar sobre a saúde do homem, a importância da espiritualidade na área da saúde, a dificuldade de se ter um diagnóstico precoce, os impactos dos medicamentos oncológicos para a economia e puxando para a área judicial, tivemos uma palestra falando dos direitos da mulher antes e depois do câncer, que também é um assunto abordado por nós em nossa nova plataforma “Contratada”

No último dia para fecharmos com chave de ouro, tivemos palestras onde o foco eram assuntos que vem surgindo no mundo médico, onde se pensa no futuro, como medicina integrativa, medicina baseada em valor, os novos medicamentos para a doença, o City Cancer Challenge- Uma metodologia inovadora no enfrentamento do câncer e que estreia no Brasil-, as novas terapias existentes e o que se fazer depois do tratamento.

Foram 3 dias de troca de conhecimento, experiências e informações que pretendem fazer com que a vida do paciente com câncer seja o mais leve possível. Que ele consiga passar por essa fase conhecendo seus direitos, sabendo lidar com a situação nas diversas áreas de sua vida e tendo uma projeção para o seu futuro.