Voltar para listagem
Autor(a):

Fundação Laço Rosa

Fundação Laço Rosa

Data do Post
19/08/2019
/

Lidando com os efeitos colaterais do tratamento

Tratamento do câncer de mama

Lidar com os efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama não é nada fácil. Vômitos e quedas de cabelo são os mais conhecidos, além do cansaço extremo que faz com que a paciente não tenha disposição para nada, afetando diretamente a sua qualidade de vida. Isso porque o simples ato de subir escadas ou, até mesmo, tomar banho se tornam atividades difíceis de serem executadas.

A boa notícia é que existem algumas ações que contribuem para que esse período seja menos cansativo e doloroso. Afinal, é uma fase que precisa ser encarada para vencer a doença e possibilitar que a sua saúde seja recuperada, não é mesmo?

Para ajudá-la a passar por esse momento delicado, listamos a seguir algumas alternativas que amenizam os efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama. Confira!

Fisioterapia

A fisioterapia auxilia na reabilitação da paciente, fazendo com que ela retome suas atividades diárias com mais facilidade, sempre levando em consideração as suas limitações. Além disso, diminui as complicações que podem surgir depois da cirurgia e ameniza os efeitos colaterais do tratamento.

O acúmulo de líquido nas pernas e nos braços causados pelo câncer faz com que essas regiões fiquem inchadas e, consequentemente, dificultem o movimento. Nesse momento, a fisioterapia também ajuda a melhorar a locomoção das pacientes.

Massagem

Você sabia que a massagem pode ser uma grande aliada no tratamento do câncer de mama? Pois bem, ela ajuda a diminuir a ansiedade e as dores das pacientes. Uma sessão de apenas 20 minutos já é o suficiente para ter acesso a esses benefícios.

Isso é possível porque aumenta a liberação de substâncias responsáveis por diminuir a transmissão dos impulsos dolorosos ao sistema nervoso, distraindo, assim, o foco da paciente em relação ao incômodo causado pela dor.

Acompanhamento médico com a prescrição de medicamentos

É claro que não podíamos deixar de lado a importância do acompanhamento médico. Isso porque o profissional é o único capaz de prescrever medicamentos que contribuem para o alívio dos efeitos colaterais, como o uso de corticoides. Além disso, ele também pode receitar o uso de remédios para ajudar a diminuir a fadiga.

Mas é claro que cada caso é um caso. Sendo assim, procure um médico de sua confiança para que ele analise o seu caso e indique os medicamentos mais adequados.

Uso de perucas

Agora não vamos falar do bem-estar da sua saúde física, mas, sim, da sua saúde emocional. Um dos principais aspectos que são impactados durante o tratamento do câncer de mama é a autoestima, principalmente quando os cabelos começam a cair.

Considere fazer uso de perucas enquanto ele não cresce. Hoje em dia, existem instituições que têm como objetivo ajudar as mulheres que estão passando por esse momento difícil e distribuem perucas sem cobrar nada. Avalie essa possibilidade e melhore a sua autoestima!

Os efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama são rigorosos, mas fazem parte da luta contra a doença. Não desanime! No final, você verá que todo o esforço valeu a pena.

O que acha de ajudar mais pessoas a saber que é possível lidar com os efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude-nos a disseminar essas informações!