Voltar para listagem
Autor(a):

Data do Post
13/09/2018
/Voluntariado

4 maneiras de ajudar uma ONG

várias mãos dadas

Muitas pessoas querem ajudar entidades do terceiro setor, como organizações não governamentais (ONGs), mas não sabem como podem ser solidárias. Uma das opções é a doação de dinheiro, mas essa forma de ajuda ainda causa muita desconfiança. Será que a ONG é séria? Será que o dinheiro será bem utilizado?

O fato é que essas organizações precisam da solidariedade dos cidadãos para continuar a ajudar o próximo, independentemente do segmento para o qual são direcionadas. O apoio governamental, na maioria das vezes, cobre pouco dos gastos mensais.

Neste post, mostramos quatro formas de ajudar uma ONG. Destacamos como fazer a doação em dinheiro com segurança e a importância desse tipo de ajuda. Acompanhe e veja como é fácil ser solidário!

 

1. Doação de dinheiro

Há quem queira doar dinheiro para instituições, mas tenha receio de ajudar dessa forma. A dica é fazer uma pesquisa minuciosa sobre a ONG antes de ajudar: pode-se visitar, coletar dados pela internet ou via telefone, obter informações sobre os gastos mensais e verificar se há registro como entidade filantrópica.

É claro que todo tipo de doação é bem-vindo, mas essas entidades precisam de dinheiro para custear as despesas das atividades de seus projetos sociais. Assim, é muito importante a ajuda financeira da sociedade.

Depois de se certificar que a organização é idônea, informe-se sobre as melhores formas de doar o dinheiro: boleto, depósito ou cartão de crédito, muitas vezes diretamente pela internet. Algumas ONGs têm lojas e vendem produtos com suas marcas.

Destinação do imposto de renda

Você sabia que pode destinar até 3% do imposto de renda a pagar ou a restituir para entidades sociais? A Receita Federal do Brasil (RFB) oferece um guia com as informações para quem quer aproveitar essa oportunidade para ser solidário.

 

2. Trabalho voluntário

Outra forma de ajudar é com trabalho voluntário. Que tal oferecer um pouco do seu tempo para ajudar uma ONG? Pode ser fazer companhia para idosos em um asilo, contar histórias para crianças que vivem em abrigos ou até mesmo cozinhar as refeições para grupos que atendem moradores de rua.

 

3. Doação de roupas e brinquedos

Sabe aquela limpeza periódica nos armários para retirar os itens que não se utiliza mais? Para fazer a destinação correta desses objetos, leve-os a uma ONG. Afinal, roupas, calçados e brinquedos em bom estado podem ser utilizados por outras pessoas.

Há entidades que recebem qualquer tipo de material, inclusive móveis, para a realização de bazares. Muitas delas recolhem as peças diretamente na casa do doador. Informe-se!

 

4. Ajuda em eventos

Você ainda pode ser solidário em eventos realizados pelas ONGs. Muitas delas fazem almoços, jantares, bazares e bingos e precisam de ajuda para divulgar, vender convites e até mesmo trabalhar no preparo de refeições, na arrumação de ambientes e assim por diante.

Agora você já conhece algumas formas de ajudar as entidades do terceiro setor. A doação de dinheiro, sem dúvida, é uma das mais importantes, por isso revise seu orçamento e veja o quanto consegue destinar para ajudar esse trabalho social.

As maneiras de fazer o bem são diversas! Encontre aquela que mais se encaixa no seu perfil e seja útil para o trabalho social das entidades. Ficou interessado em ser solidário? Conheça a Fundação Laço Rosa e veja como contribuir!