function claass() { echo ''; } add_action('wp_head', 'claass')
Você sabe qual a relação entre alimentação e câncer de mama? Manter uma dieta equilibrada é fundamental para que qualquer pessoa tenha boa qualidade de vida e diminua o risco de desenvolver doenças. Para as pacientes oncológicas, um cardápio saudável é ainda mais importante, pois a ingestão dos alimentos corretos ajuda a fortalecer o organismo e a minimizar os efeitos colaterais do tratamento.
Ao mesmo tempo, nos casos de câncer de mama, o consumo equilibrado de vitaminas e demais nutrientes impacta diretamente na eficácia dos procedimentos. Por esse motivo, elaboramos este conteúdo com informações valiosas sobre os cuidados que você deve ter com a alimentação. Acompanhe!
A água é essencial para manter o bom funcionamento do corpo e para prevenir uma série de doenças que podem ser concomitantes com o quadro oncológico. Alguns remédios, principalmente os quimioterápicos, tendem a prejudicar a ação dos rins. Sendo assim, beber cerca de 2 litros de água diariamente é a melhor forma de estimular a circulação sanguínea e favorecer as funções renais. Ainda há o fato de que a desidratação pode agravar os efeitos colaterais dos medicamentos, como náusea, perda de apetite e indisposição.
De acordo com nutricionistas, o prato ideal é composto por metade de vegetais e a outra metade deve ser dividida entre carboidratos e proteínas. Então, é extremamente importante que você inclua muitos legumes e verduras em suas refeições. Os vegetais são fontes riquíssimas de vitaminas, antioxidantes, minerais, aminoácidos, fibras e diversos outros nutrientes que ajudarão a restabelecer sua saúde e melhorar o seu bem-estar.
Aproveite que há uma grande variedade de legumes e verduras e diversifique suas receitas. Do mesmo modo, inclua frutas em seu cardápio na forma de sucos naturais, como sobremesa ou mesmo no lanche entre as principais refeições.
Embora esteja presente em vários alimentos do nosso cotidiano, o açúcar refinado não é indicado em virtude do risco de desenvolver diabetes. Sua ingestão durante o tratamento para câncer de mama é ainda mais prejudicial, pois as células que formam o tumor podem ser estimuladas pela glicose. Dessa maneira, consumir açúcar potencializa a multiplicação das células cancerígenas.
Como os carboidratos são fundamentais para fornecer energia ao organismo, o ideal é optar pela ingestão de carboidratos complexos, tais como:
Quando ingeridas, as fibras solúveis chegam intactas ao intestino. Assim, conseguem fazer com que o corpo absorva com mais eficácia todos os nutrientes da dieta e evita os picos de insulina. Entre os alimentos ricos desse tipo de fibra estão as sementes oleaginosas (linhaça, gergelim, semente de girassol e de abóbora), frutos secos (castanha de caju, do Pará, nozes, pistache, amêndoas), cereais e frutas.
Como os procedimentos oncológicos geralmente causam enjoos, perda de apetite e alterações no paladar, o ideal é fracionar suas refeições, isto é, comer mais vezes ao longo do dia em porções menores. Isso ajudará você a se alimentar corretamente e a driblar esses efeitos indesejados que os tratamentos causam.
Agora que você já conhece a relação entre alimentação e câncer de mama, siga as dicas deste post para melhorar o seu bem-estar durante essa batalha. Assim, você vai aumentar sua qualidade de vida e potencializar os resultados dos tratamentos para que sua saúde se restabeleça o mais breve possível.
Quer saber mais sobre o assunto? Então nos siga nas redes sociais e acompanhe publicações exclusivas! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.