Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
22/07/2021
/

Vamos entender como podemos ajudar na autoestima feminina no tratamento do câncer

A mulher enfrenta uma série de desafios na vida, mas, ainda assim, no momento em que recebe o diagnóstico positivo de câncer, o medo e a insegurança dominam a sua mente. Será que estou preparada para enfrentar a doença? Quais serão os efeitos do tratamento? Como fica o meu trabalho?

Essas e outras incertezas são comuns quando a paciente começa a sua luta contra a doença. Nesse cenário, quase sempre a autoestima feminina é afetada: a mulher deixa de se valorizar por conta das mudanças na pele, queda de cabelo e outros fatores do tratamento que causam mal-estar.

Resumindo, ela tem prejuízos na saúde física e mental, por isso precisa de apoio. Mas como ajudar essa paciente? Confira nosso post e saiba mais!

Esteja aberto para ouvir e amparar

Receber a notícia de que se tem câncer abala qualquer um. Quando o tratamento traz a possibilidade de mudanças físicas, além de tudo, a autoestima feminina pode ser seriamente abalada. Desse modo, se você tem alguém com a doença em seu círculo pessoal ou profissional, a primeira dica é se mostrar disponível para escutá-la sem julgar as eventuais alterações físicas que possam acontecer.

Deixe-a desabafar, colocar para fora todos os seus medos e dúvidas. Se ofereça para levá-la ao médico, realizar exames, acompanhar as sessões de quimioterapia ou, ainda, para buscar qualquer documento importante de modo que a paciente se sinta amparada.

Incentive a busca por redes de apoio

A mulher fica sem rumo quando inicia o tratamento do câncer, mas é essencial que ela receba ajuda de redes de apoio, como entidades voltadas para atender essas pacientes. Muitas fazem um trabalho social de doação de perucas, ajudando a paciente a recuperar a autoestima e a se sentir mais empoderada para enfrentar a doença.

Doação de cabelos

Neste ponto, você pode oferecer apoio às pacientes, mesmo sem conhecer alguém próximo com a doença: basta fazer a doação de cabelos para que as instituições possam confeccionar as perucas e ajudar mulheres em todo o Brasil. A Fundação Laço Rosa, por exemplo, tem um banco online gratuito de confecção desse acessório.

Quem preferir pode, ainda, participar dessas organizações como voluntário.

Encoraje a mulher a realizar atividades físicas

A atividade física, desde que moderada e com a liberação do médico, pode fazer muito bem à paciente com câncer. É um motivo para ela sair de casa, cuidar do corpo e ainda se sentir mais disposta. Para quem quiser ajudar, uma boa dica é se dispor a acompanhar a pessoa em algum exercício, como uma caminhada logo pela manhã.

Mostre os direitos sociais do paciente com câncer

O diagnóstico da doença afeta também a segurança financeira de muitas famílias, por isso, é possível oferecer apoio mostrando os direitos sociais do paciente com câncer, como saque do FGTS, auxílio-doença, possibilidade de aquisição de automóvel com desconto, cirurgia de reconstrução mamária gratuita, entre outros.

Informe-se sobre essas questões e se ofereça para ajudar a paciente a conseguir os benefícios.

É preciso oferecer apoio às pacientes para que a autoestima feminina não seja afetada. Isso é importante para que a mulher se sinta bem, segura e confiante para superar todos os obstáculos e vencer a luta contra o câncer.

Gostou de acompanhar nosso post? Fique por dentro de outros conteúdos com esta temática: basta assinar a nossa newsletter!