Voltar para listagem
Autor(a):

Data do Post
28/02/2019
/Bem estar

Como se cuidar na folia

Serpentina colorida aberta

A época mais animada do ano está chegando e todo mundo pode participar da folia — inclusive as pacientes que fazem tratamento de câncer. Aliás, é uma ótima oportunidade para descontrair e esquecer os problemas. Porém, para que tudo dê certo, é necessário conversar com o seu oncologista antes de cair na folia. 

É um período de muito calor, por isso a paciente deve prestar muita atenção para evitar complicações de saúde. A dica é curtir a festa sem abandonar os hábitos saudáveis.

Acompanhe nosso post e descubra como você pode aproveitar a folia sem nenhum transtorno!

Beba bastante água

O calor que não dá trégua somado à toda a animação dos foliões exige que a hidratação seja um dos principais cuidados no carnaval. A água vai compensar a transpiração, ajudar nosso organismo a funcionar corretamente e evitar inchaços.

Leve sempre com você uma garrafinha de água mineral para curtir a festa de maneira mais segura. A água de coco também é uma ótima opção.

 

Consuma alimentos leves

Para aproveitar o carnaval você vai fazer muito esforço físico, por isso muita atenção à alimentação. Prefira comidas mais leves, como frutas, verduras, grãos e fibras. É importante que o estômago não fique pesado, ou seja, que a digestão seja rápida.

Evite consumir itens industrializados e frituras e, principalmente, muito cuidado com as comidas de rua. Se possível, faça você mesma um sanduíche natural para não correr o risco de ter uma intoxicação alimentar.

 

Passe protetor solar

O câncer de pele é responsável por 33% dos casos da doença no país, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Por isso, é essencial se cuidar!

Passe o filtro solar nas áreas que ficarão expostas com o fator de proteção adequado para o seu tipo de pele. Muita gente passa o produto somente uma vez ao dia, mas, para ficar protegida de verdade, você deve reaplicá-lo a cada 3 horas.

Usar chapéu ou um lenço, óculos de sol e uma roupa que proteja mais o corpo dos raios solares também é recomendado na hora de cair na folia.

 

Respeite os limites do corpo

Assim que bater o cansaço, respeite seu corpo. É essencial não exagerar, principalmente porque o tratamento contra o câncer deixa a pessoa mais debilitada. Pare, respire fundo, faça pequenos descansos e não negligencie as horas de sono. Assim, você consegue aproveitar todos os dias sem sacrificar sua saúde.

 

Curta sem exageros

O carnaval é uma festa linda e que empolga muita gente. Você também pode e deve participar, mas é fundamental consultar o seu médico.  Seu corpo precisa estar bem para seguir o tratamento e vencer a luta contra doença.

Nada de achar que essa festa que contagia todo mundo não é para você! Tomando alguns cuidados no carnaval você vai passar bons momentos com os amigos e se divertir bastante. Separe o confete e caia na folia!

Gostou das dicas que trouxemos neste post? Então compartilhe essas ideias com seus amigos nas redes sociais para que eles também possam se animar e curtir o carnaval!