Após o tratamento de câncer de mama, surgem muitas dúvidas e dificuldades diante da vida, e uma delas está relacionada a como começar um negócio do zero. Afinal, empreender é uma excelente opção para contornar a dificuldade que é enfrentar o preconceito presente ao se reinserir no mercado de trabalho.
Assim, para iniciar algo do zero, é preciso planejar todo o investimento do negócio com responsabilidade e cuidado. Deve-se, portanto, levar alguns pontos em consideração, como optar por uma área que se encaixe em seu perfil, calcular os gastos e o tempo para que se tenha retorno financeiro, montar um plano empresarial etc.
Ficou interessada e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas agora mesmo!
É muito importante realizar uma pesquisa de mercado antes de iniciar o seu negócio do zero. Dessa maneira, você poderá observar se há uma demanda real para o que você deseja suprir. Para isso, faça uma análise em relação aos fornecedores, aos concorrentes e aos clientes.
Antes de mais nada, é necessário encontrar a sua área de atuação. Por exemplo, se você gosta de moda, pode montar a sua própria marca, seja de biquínis, roupas femininas ou masculinas, look infantis etc. Outra possibilidade desse universo é investir em acessórios.
Outra ótima opção é o nicho de pets, que só cresce no mercado, tendo em vista que toda família, hoje em dia, conta com um membro que seja um bichinho. Assim, pode-se explorar o mercado de tosa e banho, acessórios e roupinhas de pets, passeio e hospedagem, entre outros.
O ideal é você encontrar uma área que traga muita vontade de fazer dar certo. Dessa forma, fica muito mais fácil se dedicar e enfrentar cada dificuldade com muita garra, foco e determinação.
No início, é preciso criar um planejamento amplo que aborde diversas questões, como:
Tenha em mente que muitos detalhes devem ser estudados com cuidado, como, por exemplo, a necessidade de se pedir um empréstimo ao banco. Afinal, no início, o negócio precisará ser “sustentado” até que consiga caminhar sozinho.
Logo, nesse caso, deve-se realizar algumas previsões de quanto tempo você levaria para conseguir pagar o empréstimo todo. Uma dica é criar alguns cenários, como pessimista, realista e otimista. Com isso, fica mais fácil visualizar cada situação. Lembre-se de que é fundamental que, em um determinado momento, o seu negócio consiga se movimentar financeiramente por conta própria.
A seguir, listamos quais são as melhores formas de aplicar os investimentos em seu negócio.
O marketing é essencial para divulgar o seu negócio. Afinal, não basta criá-lo, é preciso que as pessoas saibam que ele existe! Para isso, conte com a internet para realizar uma divulgação ampla. Porém, aposte também em outras estratégias, como deixar cartões em lojas, entregar panfletos nas ruas, colocar uma chamada no rádio etc.
A internet é uma grande aliada para as vendas, pois se pode criar contas no Instagram, no Facebook, no Youtube, chats pelo Whatsapp etc. Além de contar com essas redes sociais, é muito importante ter um site próprio para que o cliente entenda o seu negócio, conheça a sua história e veja credibilidade na sua proposta.
Contar com o auxílio de um contador é essencial para ter certeza de que está tudo caminhando para o melhor caminho possível. Desse modo, você terá ajuda para controlar os lucros e os prejuízos.
Com essas dicas, fica muito mais fácil montar um negócio do zero que seja a sua cara e traga muitas satisfações pessoais e profissionais, não é? Você ainda pode contar com a plataforma Contratada, em que as pessoas impactadas pelo câncer têm acesso a conteúdos on-line para iniciar os seus negócios.
Agora você já sabe como começar um negócio do zero! Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a gente. Estamos sempre disponíveis para ajudar da melhor maneira possível.