Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
24/04/2021
/

Afinal, como funciona a radioterapia?

Muitas pessoas têm dúvidas quanto aos principais tratamentos de câncer: uma das questões é saber como funciona a radioterapia. Nessa terapia são utilizadas radiações ionizantes, como o raio-x, uma energia que tem a função de destruir um tumor ou impedir que as células malignas se multipliquem.

Desse modo, o uso da radiação é bem comum, pois é possível fazer o tumor sumir ou controlar a doença, trazendo qualidade de vida para o paciente, pois há redução de dores e outros sintomas.

Se você busca informações sobre a radioterapia, veio ao lugar certo. Continue a leitura, entenda quando se dá a indicação desse tratamento, como ele é realizado e a diferença para a quimioterapia.

Quando esse tratamento é indicado?

A radioterapia pode ser utilizada como a única medida de tratamento para alguns tipos de câncer, como:

Contudo, cada paciente recebe um tratamento individualizado, dependendo do tipo, tamanho, localização do tumor, bem como as condições de saúde. Dessa forma, o número de aplicações pode variar e o uso da radiação pode ainda ser feito em associação com a cirurgia ou também quimioterapia.

Como funciona a radioterapia?

Existem dois tipos de radioterapia. Confira abaixo.

Braquiterapia

É a radioterapia interna, sendo que a radiação ocorre mais particularmente em um alvo, o que reduz a emissão de radiação para células normais. No entanto, é um tratamento indicado para tumores pequenos e que estejam bem localizados. Pode ser associado à radioterapia externa.

Radioterapia externa

Também chamada de teleterapia, é feita por um aparelho que fica longe do paciente e que emite radiação na direção do local a ser tratado. Quando o câncer é na cabeça e pescoço, o paciente utiliza uma máscara para ficar na posição adequada. Já, quando é no corpo, as áreas a serem atingidas são marcadas com uma tinta especial.

É um tratamento que segue as seguintes etapas:

A radioterapia apresenta bons resultados e o paciente não sente nada durante a aplicação. Contudo, pode ter efeitos colaterais, como cansaço, perda de apetite e reações na pele na área tratada.

Quais são as diferenças entre radioterapia e quimioterapia?

Enquanto a radioterapia faz o uso de radiação ionizante com a finalidade de acabar com as células malignas, a quimioterapia é realizada com o uso de medicações que destroem essas células com o objetivo de impedir sua multiplicação. Então, a quimioterapia é realizada com aplicações venosas, ou com comprimidos (oral), e a radioterapia é feita com o uso de um equipamento.

Conseguimos explicar como funciona a radioterapia? Caso o médico prescreva essa terapia como tratamento, siga a programação das aplicações, pois é uma maneira de combater o tumor ou controlar o câncer.

Já fez ou faz a radioterapia? Conte a sua experiência nos comentários para ajudar outras pacientes!