Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
12/03/2020
/

4 Dicas de como lidar com o câncer de mama

Após o diagnóstico da doença, é comum não saber como lidar com o câncer de mama, uma vez que esse é um momento delicado, que causa muitas angústias, preocupações e incertezas, tanto para o paciente quanto para os entes queridos. Contudo, é importante saber que ninguém precisa enfrentar essa doença sozinho.

É possível contar com a ajuda dos centros especializados que proporcionam auxílio psicológico, seja por meio de sessões de terapia, encontros, rodas de conversa e grupos de apoio, entre outros.

Para saber como lidar com o câncer de mama, separamos 04 dicas para você

1. Não deixe de comemorar as belezas da vida

Mesmo diante das adversidades da vida, é preciso criar forças para viver e aproveitar todos os momentos, sejam eles simples, como um banho fresco em um dia quente, ou grandes celebrações, como o nascimento de alguém querido. Isso ajuda a dar sentido à vida mesmo ao lidar com as questões que envolvem a doença, como o tratamento, as consultas médicas, a ansiedade em cada resultado de exame etc.

Desse modo, você não deixa o peso da situação controlar os seus sentimentos, que podem ser avassaladores e sufocantes, e melhora a forma como encara a vida. Assim, opte por mais leveza e faça as coisas que você mais gosta. O ideal é evitar problemas desnecessários e discussões bobas.

2. Seja grato por quem está ao seu lado

Com o diagnóstico do câncer, muitos relacionamentos podem ser afetados, seja com a família, com os amigos, os colegas de trabalho, o par romântico etc. Afinal, é um momento delicado para todos.

O ideal é que todos tenham o seu tempo para processar a realidade, mas evitar sempre o afastamento. O indicado é que haja diálogo e muita troca de carinho. Tenha em mente que com a união fica mais fácil combater as dificuldades.

3. Crie propósitos

Mesmo durante o tratamento do câncer, é importante ter objetivos e metas a serem cumpridas. Não precisa ser nada muito complexo, mas algo que proporcione prazer e motivação para realizar.

Por exemplo, se você gosta de ler, estipule uma meta de livros a ler a cada mês. Caso você goste de cozinhar, se desafie! Que tal fazer uma receita diferente pelo menos 1 vez por semana?

Assim, você se encoraja a bater as suas metas, ao mesmo tempo em que se diverte. Consequentemente, os pensamentos em excesso (principalmente os negativos) são acalmados, pois não terão tempo para se manifestar enquanto você estiver mentalmente ocupado. 

4. Permita-se ter momentos de felicidade

Não deixe que o peso da doença tire as suas oportunidades de viver a vida. Seja responsável com você e o seu tratamento, mas não evite os momentos de felicidade. Saia com os amigos, viaje com a família, veja muitos filmes no cinema, entre outros. Escolha os passeios que você mais gosta e leve as companhias ideais para viver esses momentos com você. Tudo isso com direito a muita risada e conversa boa!

Lembre-se ainda de contar com as redes de apoio especializadas, que possibilitam a melhora da autoestima e do fortalecimento da pessoa com câncer. Vale ressaltar que é importante comemorar cada vitória e, inclusive, as datas comemorativas. Afinal, é preciso levar a vida com leveza e celebrá-la mesmo diante das dificuldades.

Gostou das dicas? Se quiser acrescentar alguma coisa, entre em contato com a gente!