Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
10/03/2020
/

Afinal, como ser voluntário de uma ONG? Descubra aqui!

Algumas pessoas ainda não sabem como ser voluntário de uma ONG. Antes de mais nada, é interessante entender um pouquinho melhor sobre o que os voluntários realmente fazem, não é mesmo?

Há diversas possibilidades de trabalhos em uma ONG, como realizar a organização de eventos (encontros, congressos, seminários etc), montar bazares beneficentes, planejar almoços para os moradores de rua, entreter as crianças em hospitais, entre outros. Logo, é necessário achar a causa que melhor se encaixe com o seu perfil para, assim, você realizar um trabalho que traga muita satisfação e sensação de dever cumprido. 

Para saber mais sobre como se tornar um voluntário, continue a leitura e tire as suas dúvidas agora mesmo!

Encontre uma ONG

É essencial que você encontre uma causa na qual você se identifica. Dessa maneira, fica mais fácil se dedicar ao projeto em que a entrega espiritual será total e, em troca, você receberá muita gratificação e satisfação com o seu trabalho voluntário.

O ideal é escolher uma ONG que fique na sua cidade e faça um trabalho que gere admiração. O indicado é pesquisar sobre a história da instituição, para se certificar da seriedade do trabalho que é feito em busca de uma sociedade mais justa. Depois, realize os trâmites necessários para efetuar o seu cadastro como voluntário.

Planeje o seu calendário

Depois de se inscrever como voluntário, é preciso ter em mente que você assumiu um trabalho não remunerado que deve ser feito. Afinal, pessoas contam com a ajuda que foi oferecida. Portanto, tenha compromisso e responsabilidade para realizar as tarefas que você se dispôs a fazer.

Para fazer isso, monte um calendário com os dias e horários nos quais você fará o seu trabalho voluntário e cumpra com o que foi planejado. Caso haja algum imprevisto e você não possa comparecer no dia agendado, comunique a ONG para evitar passar uma imagem negativa.

Faça contato com outros voluntários

Após começar o trabalho na ONG, faça amizades com outros voluntários. Essa é uma maneira de criar laços novos com pessoas que têm mais experiência nesse tipo de trabalho. Com isso, você terá relatos de diversas situações que servirão para lhe motivar a realizar um trabalho cada vez melhor.

Ao se tornar um voluntário em uma ONG, é preciso escolher uma habilidade para desenvolver. Por exemplo, você pode fazer parte dos palhaços que animam as crianças ou, então, do grupo que organiza os eventos ou que faz a comida, entre outras possibilidades. A escolha ideal vai depender do que se encaixa melhor com o seu perfil.

Assim, pesquise bem sobre a ONG e o projeto antes de se voluntariar. Desse modo, fica mais fácil encontrar um projeto ideal que se encaixe em uma causa que você acredita. Uma dica é ficar por dentro da história da fundação Laço Rosa, que faz um trabalho lindo de apoio às vitoriosas que enfrentam o câncer de mama.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou você queira dividir com a gente alguma experiência sua voluntariando, deixe um comentário abaixo! Estamos ansiosos para saber mais sobre você!