Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
26/04/2020
/

Câncer de mama: quando fazer exames? Saiba aqui!

A detecção precoce do câncer de mama é um dos fatores essenciais para que se aumentem as chances de cura completa dessa doença durante o tratamento. Portanto, é de extrema importância realizar exames de controle para não identificar essa doença em estágios avançados. Isso requer um tratamento mais agressivo a fim de contribuir para que a taxa de mortalidade desse tipo de câncer não seja elevada.

Portanto, além de manter hábitos saudáveis para diminuir as chances de desenvolver o câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer mais frequente, é preciso realizar os exames de controle rotineiramente com muita responsabilidade.

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe a leitura desse texto e tire as suas dúvidas agora mesmo!

Quais hábitos saudáveis são importantes?

Hábitos saudáveis são fatores externos que diminuem as chances de desenvolvimento do câncer de mama. Logo, é importante observar o que você ingere e como está cuidando da sua saúde física e mental.

Pratique atividades físicas

O corpo não nasceu para ficar parado, certo? Assim, é importante movimentá-lo a fim de:

Com esse cuidado, você garante mais saúde e ajuda a prevenir diversos tipos de câncer, como o de mama, o do intestino, o do endométrio etc. Dessa maneira, busque alguma atividade física que lhe proporcione prazer. Algumas opções são: corrida, caminhada, andar de bicicleta, natação e dança.

Tenha uma alimentação balanceada

A alimentação também é de extrema importância para manter um corpo saudável e livre de doenças. Portanto, observe o que você está consumindo e evite produtos ricos em gordura saturada e que tenham alto teor de açúcar e sal.

Com isso em mente, evite os alimentos ultraprocessados, os refrigerantes, os adoçantes, entre outros. O ideal é manter um cardápio equilibrado com verduras, frutas, proteínas, fibras e carboidratos.

Cuide da sua saúde mental

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo físico. Portanto, evite o estresse e as situações que geram muita ansiedade, pois isso tudo só traz problemas para a saúde.

O recomendado é saber lidar com esses sentimentos de forma a não deixar que eles controlem o seu estado de espírito e humor. Para isso, uma dica é reservar sempre um horário no fim do dia, depois da correria e agitação do trabalho e da rotina, para fazer algo de que você goste, como ler, desenhar, cozinhar, costurar etc. A ideia é que você tenha um tempo de relaxamento mental, funcionando como uma terapia do descanso.

Quais são os fatores de risco do câncer de mama?

O câncer de mama não é causado por um único fator e sim por um conjunto de fatores que juntos desenvolvem a doença. A detecção precoce é de extrema importância e a mamografia é o exame mais indicado para detectar lesões em estágios bem iniciais. Outros exames complementares são o ultrassom das mamas e em casos específicos há a indicação de ressonância de mamas. 

Vale ressaltar que a orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia é o exame de mamografia a partir dos 40 anos uma vez ao ano. Dessa maneira, fica mais fácil controlar qualquer alteração que ocorra nas mamas. 

Viu como é importante ter todo o cuidado para que se faça uma detecção precoce do câncer de mama? Agora, que tal deixar um comentário abaixo nos contando sobre as suas experiências durante os exames preventivos? Assim, mais pessoas podem tirar dúvidas e entender o quanto essa atenção é fundamental e deve fazer parte da rotina de toda mulher!