Voltar para listagem
Autor(a):

Laço Rosa

Laço Rosa

Data do Post
11/11/2020
/

Dia de Doar: entenda a importância da data e como participar

Quando o final do ano vai chegando, é normal que a solidariedade presente nas pessoas aflore. Com isso, a vontade de fazer doações para quem precisa ganha mais força. Foi com essa proposta que nasceu o Dia de Doar, nos Estados Unidos.

Em 2012, a ação se chamava Giving Tuesday (terça-feira da doação) e era celebrada no início de dezembro, logo após o Black Friday e o Cyber Monday — datas comerciais com bastante peso, especialmente para o comércio americano. Como é possível notar, a comemoração foi na contramão e queria despertar justamente uma cultura de generosidade. 

Para saber mais sobre o assunto, especialmente sobre o Dia de Doar no Brasil, continue a leitura!

Como funciona o Dia de Doar no Brasil?

Um ano depois, foi a vez do Brasil convocar seus conterrâneos para essa manifestação de solidariedade. Promovida pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos, e seguindo as mesmas premissas, o Dia de Doar chegou para ficar. Sua execução é descentralizada, ou seja, não há uma cidade específica para acontecer.

É necessário apenas que um grupo de pessoas manifeste interesse na causa e crie sua própria campanha. Para isso, são disponibilizados alguns materiais de apoio pela própria associação. Com a ajuda das redes sociais, é muito fácil reunir gente que deseja fazer parte do movimento. Que tal começar por você?

Como é o Dia de Doar pelo mundo?

Apesar de ter sido originado nos Estados Unidos, assim como o Brasil, outros países se inspiraram para criar movimentos que promovam a solidariedade e a generosidade entre as pessoas. Hoje, essa ação tem repercussão global e conta com mais de 70 nações envolvidas em ajudar o próximo.

No exterior, a data acontece na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças — geralmente, no início de dezembro. Por aqui, comemora-se no dia 3 do mesmo mês. Para se ter uma noção de proporção, apenas em 2019, mais de 3 milhões de reais foram arrecadados e mais de 40 milhões de pessoas foram alcançadas por meio da internet, sem mencionar o aumento de 250% em relação a 2018, quanto ao número de campanhas comunitárias realizadas. 

Como participar do Dia de Doar?

Mesmo contando com uma data específica, é importante que o espírito de solidariedade esteja presente o ano inteiro. Afinal, não faltam oportunidades de fazer o bem ao outro. Com uma pequena contribuição, é possível mudar a realidade de muita gente e fazer a diferença por aí.

Uma chance de concretizar essa boa ação é encontrar uma instituição para a qual você possa doar de forma efetiva, colaborando a longo prazo para a construção e manutenção de projetos relevantes para a sociedade. Esse é o trabalho realizado pela Fundação Laço Rosa, voltado para ajudar mulheres que enfrentam o câncer de mama.

Doar é da natureza humana. Esse movimento, mesmo simples e partindo de um grupo pequeno, possibilita um senso maior de conexão entre a sociedade. Além disso, há evidências científicas de que o ato faz bem para a saúde, diminuindo o nível de estresse e a pressão no sangue. Ou seja, o bem feito ao outro volta para você instantaneamente! Então, não espere o Dia de Doar para fazer sua parte! 

Esse ano, o Bazar da Laço Rosa acontece exatamente na data do Dia de Doar e você pode contribuir comprando peças de marcas para o seu natal e ainda fazendo uma boa ação!

Entre em contato com a gente, agora mesmo, e saiba como ajudar a causa.